Brasil Novo Notícias: Centro náutico é entregue a carpinteiros navais da região do Xingu

quarta-feira, 15 de março de 2017

Centro náutico é entregue a carpinteiros navais da região do Xingu

Os carpinteiros navais de Altamira e da região do Xingu agora têm espaço amplo, adequado e bem localizado para reforma e construção de embarcações. No dia 10 de março, a Norte Energia entregou à categoria o centro náutico que faz parte do Centro Integrado de Pesca Artesanal e integrante do Projeto de Parques e Reurbanização da Orla. A estrutura já está servindo aos usuários e possui 12 baias para serviços diversos relacionado à carpintaria de barcos de pequeno, médio e grande porte.
“Agora o temos um bom lugar para trabalhar”, disse o vice-presidente da Associação dos Carpinteiros Navais de Altamira e Xingu (Ascanax), Aldo Viana. A entidade possui 23 associados e espera que o novo espaço estimule a participação de novos trabalhadores do ofício. Além do galpão, a Norte Energia oferecerá aos carpinteiros cursos de capacitação para aprimorar a técnica de construção e reformas de barco e para administração/gestão do novo espaço.
O centro náutico está localizado na entrada de Altamira, ao final da Rodovia Ernesto Acioly, defronte para o Rio Xingu, o que facilita a entrada e saída das embarcações. Com cobertura alta para garantir conforto térmico, a nova estrutura possui banheiros sociais, almoxarifado e salas para administração. A Norte Energia também concedeu à categoria um guincho para que facilita o transporte das embarcações entre a água e as baias. A obra é fruto de amplo diálogo entre a empresa e os carpinteiros navais e foi concebida a partir de reuniões realizadas entre 2012 e 2014.
O CIPAR é parte do acordo realizado com o antigo Ministério da Pesca e Aquicultura, hoje Secretaria Especial de Pesca e Aquicultura. O acordo prevê investimentos para o setor pesqueiro na ordem de mais de R$ 40 milhões a fim de estimular e ordenar a atividade nos municípios da área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
Por: Anderson Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário