Brasil Novo Notícias: PARAENSE CRIA CIRURGIA INOVADORA PARA SALVAR VIDAS

domingo, 26 de março de 2017

PARAENSE CRIA CIRURGIA INOVADORA PARA SALVAR VIDAS

(Foto: Divulgação)
A palavra medicina vem do Latim, e significa a “arte de curar”. Apesar da tradução, para muitos médicos a medicina é definida como um conjunto de conhecimentos técnicos, distanciando-se da criatividade inovadora. Poucos são os profissionais de farda branca que inventam modelos que transformam os parâmetros da profissão, mas quando isso acontece, eternizam seus nomes nas linhas da história. É o caso do médico paraense Armando de Carvalho Lobato. Criador de um método cirúrgico que corrige os aneurismas aórticos rotos (rupturas que causam milhões de mortes súbitas no mundo), o médico está revolucionando a medicina vascular e endovascular mundial. 
O médico irá presidir o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular, que ocorre de 5 a 8 de abril, em São Paulo. Durante o encontro – que é o 4ª maior congresso endovascular do mundo e o maior da América Latina- , o paraense falará sobre a transformação que sua técnica está causando no mundo da Medicina. Batizada por Armando como Técnica do Sanduíche (TS), por causa da semelhança das próteses quando implantadas, vários países tem convidado o paraense para ensinar o método entre seus profissionais. “Já fiz mais de 10 mil cirurgias utilizando a TS. Viajo os 5 continentes difundindo a técnica, que consiste em duas próteses que ficam na parte mais externa do vaso, e três endopróteses que se encaixam no meio destas maiores”, explica o médico cirurgião. 
Doença
Sobre a doença, Dr. Armando informa que é genética, e que pessoas acima dos 60 anos devem fazer um checkup principalmente se houver casos na família de doenças arteriais. “Essa é uma doença silenciosa, e aí que está a gravidade, pois não existem sintomas, e quando a artéria se rompe, a pessoa morre em poucos minutos em 90% dos casos”, afirma. “Muitos laudos destas mortes são atestados como infarto, mas podem estar equivocados devido a falta de conhecimento sobre a doença, pois pode tratar de um aneurisma”, finalizou.
Para entender o aneurisma
O aneurisma é uma dilatação na parede de um vaso sanguíneo. Os aneurismas podem se formar em qualquer artéria do corpo. Porém, é mais comum se desenvolverem na aorta, que é a maior artéria do corpo, que começa no coração e termina à altura da quarta vértebra lombar. Os aneurismas podem se desenvolver em qualquer parte da aorta. 

O médico Armando Lobato
- Fez residência médica e especialização na Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, em 1992.
- É doutor formado pela USP, em 1997.
- Tem Pós doutorado na Arizona Hearth Institut, completo em 1998.
- Voltou ao Brasil em 2000 e criou o Instituto de Cirurgia vascular e Endovascular de São Paulo.
- Fundou em 2002 o curso de Cirurgia Endovascular, em funcionamento na capital paulista até hoje, no hospital São Luís Itaim. Foi o primeiro curso de Cirurgia Endovascular feito no Brasil. Treinou mais de 700 médicos do Oiapoque ao Chuí, inclusive médicos do Pará.

Por: Igor Reis

Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário