BRASIL NOVO NOTÍCIA: PROTESTO PEDE RETORNO DE PREFEITO AFASTADO

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

PROTESTO PEDE RETORNO DE PREFEITO AFASTADO

Um pequeno grupo de pessoas se manifestaram nessa manhã de quinta-feira,(01), em frente ao Fórum de Tucuruí, o grupo pede retorno de Artur Brito ao cargo de prefeito municipal. 

Os manifestantes alegam que o ministério público e a justiça estão perseguindo o prefeito afastado Artur Brito. De acordo com pessoas que participam do protesto, os promotores da cidade, investigadores e juízes estariam agindo de forma parcial, concentrando denúncias e ações contra o prefeito Artur Brito. 

Em tom de revanchismo os manifestantes pedem que o MP e a justiça se manifestem a respeito das denúncias protocoladas pelo Ver. Lucas Brito contra o prefeito interino Bena Navegantes, que está no cargo a pouco mais de 2 meses. 

O vice prefeito Artur Brito foi afastado do cargo pelo Ministério Público do Pará por improbidade administrativa, é também investigado por CPI na Câmara Municipal de Tucuruí por denuncia de improbidade administrativa e quebra de decoro por suposto envolvimento no crime de assassinato do Prefeito Jones William. A denúncia foi feita pelo Ver. Weber Galvão, e a Câmara decidiu pelo afastamento de 90 dias começando a contar do dia 1° de dezembro.

Os indícios do envolvimento do Prefeito são citados no parecer do Procurador-geral da República Rodrigo Janot onde cita violação de competência funcional e diz: 

“...já que havia indícios relevantes da participação do prefeito de Tucuruí Artur de Jesus Brito no ilícito, tanto que em face dele foi instaurado PIC perante o próprio TJPA...” Procurador-geral da República Rodrigo Janot

Em janeiro a Comissão Parlamentar de Inquérito em sessão extraordinária na Câmara decidiu continuar as investigações, a votação foi de 8 votos a favor da investigação a 4 votos contra, já nessa última semana de janeiro o MP-PA voltou a abrir nova denúncia de improbidade contra Artur Brito, a denúncia diz que o prefeito afastado mandou pagar R$144.730,00 a uma empresa do contador geral da prefeitura, contratada sem licitação.

O inquérito criminal por parte da Policia Civil sobre o assassinato do Prefeito Jones foi encerrado e está agora nas mãos do MP-PA, o caso corre em segredo de justiça mas já foi informado a impressa que 11 pessoas foram indiciadas. No decorrer das investigações foi assassinado um pecuarista e outros 4 estão desaparecidos crimes correlacionados com o assassinato do Prefeito Jones.

Certo que a população não aguenta mais a lentidão da justiça sobre o caso, que pode acabar gerando mais vitimas. A população de Tucuruí aguarda o desfecho dessa história que se arrasta a mais de 6 meses e tem atrapalhando o bom andamento da cidade, gerando insegurança e instabilidade. 

O clamor geral dos tucuruiense é para que aconteça novas eleições.

Por: Elyon Gomes
Foto/informações:  Pará News

Nenhum comentário:

Postar um comentário