Brasil Novo Notícias: ANAPU E PLACAS ASSINAM CONVÊNIOS COM GOVERNO DO ESTADO PARA OBRAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E INFRAESTRUTURA

quarta-feira, 6 de junho de 2018

ANAPU E PLACAS ASSINAM CONVÊNIOS COM GOVERNO DO ESTADO PARA OBRAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E INFRAESTRUTURA


Saúde, educação, transporte, infraestrutura e saneamento são algumas das áreas contempladas em 36 convênios e duas Ordens de Serviço assinados com prefeituras de 26 municípios que fazem parte do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu), dentre eles Anapu e Placas. Os documentos que garantem os investimentos foram assinados pelo governador Simão Jatene e prefeitos durante cerimônia realizada na terça-feira (29), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
Os convênios estão alinhados às demandas apresentadas pelos prefeitos e ao esforço governamental de fortalecimento da gestão municipal, trabalho que vem sendo desenvolvido através da Semsu com os municípios que manifestaram interesse em aderir ao PMS. "O Municípios Sustentáveis é um programa que o Governo do Estado veio formatando em sequência ao programa Municípios Verdes, no sentido de fortalecer as administrações locais. E hoje nós avançamos assinando mais convênios e definido obras que vamos realizar em parceria com as prefeituras. E o mais importante é que os recursos já estão sendo repassados. Não é uma promessa, é um fato", afirmou o governador Simão Jatene. 
O chefe do executivo ressaltou ainda que os investimentos resultam do trabalho de muitos. "Não existe municípios sustentáveis se não existir da parte dos prefeitos, deputados e dos vereadores a disposição de construir isso junto, independente de partido. Não teríamos chegado aqui se fosse apenas uma vontade ou ação do Estado", explicou Jatene. "Não basta fazer, a forma de fazer também é importante. E nenhuma obra é realizada com dinheiro de político, ele veio da população por meio dos impostos e nós temos o dever de fazer com que ele retorne da melhor forma, beneficiando a todos", complementou.

Os recursos garantidos através dos convênios serão aplicados em reformas e/ou ampliações de escolas, hospitais, terminais rodoviários, praças e quadras esportivas. Também estão contempladas obras de drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização de vias urbanas e de rodovias estaduais. Todas as áreas seguem as diretrizes da agenda de fortalecimento das prefeituras municipais, alinhadas nas reuniões com os gestores ou durante os fóruns permanentes de Prefeitas e Prefeitos do programa Municípios Sustentáveis, realizados na capital paraense, como contou a titular da Semsu, Izabela Jatene, ao explicar que a secretaria trabalha na direção de ouvir as demandas locais e definir em conjunto as prioridades, praticando a governança compartilhada.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário