Brasil Novo Notícias: PARÁ REGISTRA 854 CANDIDATOS PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

PARÁ REGISTRA 854 CANDIDATOS PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO

O número é menor que em 2014, quando 1.046 participaram do
pleito. Em 2018, 5,4 milhões de paraenses irão às urnas para
fazer suas escolhas (Foto: Agência Brasil)
Até o último dia de pedidos de registros eleitorais, 864 candidatos fizeram o requerimento, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para disputar as eleições de outubro no Estado. Os pedidos ainda serão analisados pela Justiça Eleitoral. Desses, 5 concorrem ao Governo do Estado. Outros 15 candidatos disputarão o Senado Federal.
A disputa para as 17 vagas de deputado federal será feita por 143 candidatos (8,4 candidatos por vaga) e as 41 vagas para deputado estadual serão disputadas por 656 candidatos (16 candidatos por vaga). O prazo para os partidos políticos e as coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos encerrou às 19h de ontem (15).
Segundo o secretário judiciário do TRE, Renato Holanda, todos os registros foram entregues dentro do prazo. Em coletiva, ele apresentou o número dos eleitores paraenses nestas eleições. Ao todo, serão 5.499.283 pessoas aptas para votar aos cargos de presidente, governador, senadores, deputados estaduais e federais.
Renato Holanda destacou a celeridade do registro eletrônico (Foto: Antônio Melo/Diário do Pará)
Disputam o governo do Estado os candidatos Fernando Antônio Martins Carneiro (Psol), José Cléber Barros Rabelo (PSTU), Helder Zahluth Barbalho (MDB), Paulo Rocha (PT) e Márcio Desidério Teixeira Miranda (DEM).
Para o Senado Federal disputam os candidatos Anivaldo Vale (PR), Benedita Duarte do Amaral (PSTU), Elleri Bogo (PRP), Fernando de Souza Flexa Ribeiro (PSDB), Iromarto Lauriano Sobral Cardoso (PPL), Jader Fontenelle Barbalho (MDB), José da Cruz Marinho (PSC), Mário Couto Filho (PP), Osmar da Silva Nascimento (PDT), Sidney Rosa (PSB), Úrsula Vidal (Psol), Wladimir Afonso da Costa Rabelo (Solidariedade), Jarbas Vasconcelos (PV), Zé Geraldo (PT) e Gérson Dourão (PCdoB).
ANÁLISE
A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará informou ontem, após a finalização dos registros das candidaturas, que estes números ainda podem sofrer alterações após a análise dos processos.
Este ano, com a implantação do registro 100% eletrônico, o tramite ocorre de forma mais organizada e rápida. A partir de agora, podemos ter desistências, renúncias e substituições, que podem influenciar no quantitativo de candidatos”, ressaltou o secretário.
Ainda de acordo com o Calendário Eleitoral, o TRE do Pará tem até o dia 17 de setembro para julgar todos os pedidos de registro de candidatura.
Propaganda nas ruas e na internet inicia hoje
E a partir de hoje já está será permitida a propaganda eleitoral onde os candidatos, partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Também poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24h, podendo o horário ser prorrogado por mais 2 (duas) horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.
Também está permitida a propaganda eleitoral na internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. Até às 22h do dia 6 de outubro, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites e as vedações legais.


Por: Luiz Flávio com informações de Alexandre Nascimento/Diário do Pará
Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário