Brasil Novo Notícias: CONSELHO RIBEIRINHO RECLAMA DE ATRASO DA NORTE ENERGIA NO PLANO DE REASSENTAMENTO

terça-feira, 21 de maio de 2019

CONSELHO RIBEIRINHO RECLAMA DE ATRASO DA NORTE ENERGIA NO PLANO DE REASSENTAMENTO

Conselho Ribeirinho durante coletiva
O Conselho Ribeirinho realizou nesta terça-feira (21), uma coletiva para tratar do plano de reassentamento para as famílias. Segundo eles, a Norte Energia atrasou mais uma vez o prazo de apresentação do plano.
Em um comunicado entregue à imprensa e autoridades, o conselho diz que em fevereiro de 2018 entregaram ao governo e à Norte Energia, em Brasília, a proposta de retorno para às margens do rio, de onde foram expulsos pela construção da hidrelétrica de Belo Monte. Na ocasião eles reuniram cerca de 300 famílias e apresentaram um projeto detalhado para a criação do território ribeirinho nas margens do reservatório da usina de Belo Monte.
Ainda conforme o documento, nesta reunião, a “Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) comprometeram-se a realizar, em um mês, a análise da situação fundiária da região reivindicada. Já a Norte Energia apresentaria um projeto de execução em um prazo de 60 dias. Desde então, não houve resposta nem encaminhamentos satisfatórios das reivindicações apresentadas por parte da empresa, e as famílias ribeirinhas seguem abandonadas.”
Segundo o membro do conselho, Hildo Costa da Costa, a irmã dele, Lídia Ferreira da Costa, morreu no último dia 19, por depressão, depois de perder tudo com a construção da Hidrelétrica. “Ela vivia da pesca e morava na sua ilha, perto do seu irmão, e ela foi expulsa pela Norte Energia. Espero que a Norte Energia venha realocar estas pessoas logo para seus territórios, porque já estão adoecendo por causa das suas mentiras. Que a Norte Energia agora venha com verdade, e não mais mentiras”, escreveu Hildo em uma carta anexada ao comunicado.
O CONFIRMA NOTÍCIA já entrou em contato coma empresa e aguarda o posicionamento da Norte Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário