Brasil Novo Notícias: PARÁ LIDERA O RANKING DE CASOS DE SARAMPO NO PAÍS

quarta-feira, 29 de maio de 2019

PARÁ LIDERA O RANKING DE CASOS DE SARAMPO NO PAÍS


O Pará lidera o ranking de casos de sarampo no país, doença que já estava erradicada e voltou a se proliferar. Desde junho do ano passado até o dia 10 de maio, 129 casos foram confirmados no estado.
Os números divulgados pelo Ministério da Saúde preocupam, mas segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), ainda não há registro de óbitos em 2019. Duas pessoas morreram em 2018.
Os municípios com mais casos confirmados, entre junho de 2018 e maio de 2019 no Pará, foram: Santarém (42), Prainha (39), Monte Alegre (16), Belém (9), Curuá (8), Juruti (6), Jacareacanga (4), Itaituba (2), Alenquer (1), Aveiro (1) e Faro (1). Os perfis dos pacientes confirmados eram do sexo masculino (53,3%), faixa etária < 1 ano (23%), seguida de 20 a 30 anos (18,2%). A partir de casos suspeitos, 13.9.587 pessoas foram vacinadas em bloqueios vacinais.
Há três anos, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Mas, em março deste ano, o MS confirmou à Opas um caso de sarampo endêmico ocorrido no Pará, em fevereiro. Surtos ocorreram também nos estados do Amazonas e Roraima, todos iniciados em 2018. Assim, o Brasil perderá a certificação de país livre da doença e precisa iniciar um plano para retomar o título dentro de 12 meses.
A Sespa informou que independente da campanha, a vacina contra o sarampo, nas versões triviral e tetraviral, está disponível o tempo inteiro nas unidades básicas de saúde por pertencer ao calendário oficial de vacinas do sus.
Fonte: G1/Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário