Brasil Novo Notícias: URUARÁ: IBAMA DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA FISCALIZAR MADEIREIRAS

terça-feira, 21 de maio de 2019

URUARÁ: IBAMA DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA FISCALIZAR MADEIREIRAS


Com 11 viaturas, cerca de 15 agentes e apoio da Polícia Militar do Pará, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) chegou à cidade de Uruará no final da tarde desta segunda-feira, 20 de maio. O órgão instalou base na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e na manhã desta terça-feira, 21, se posicionou em frente ao quartel da 13ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de onde saiu para a primeira missão de mais esta estada no município do órgão federal de fiscalização ambiental.
O Analista Ambiental Hugo, coordenador da operação, falou a nossa reportagem sobre o objetivo da operação. “O principal foco da operação é realizar vistoria nas madeireiras do município de Uruará. Verificar regularidades das madeireiras, se existe licenciamento, se estão trabalhando de forma legal conforme determina a lei. É uma operação de rotina. O pessoal que está trabalhando dentro da lei pode ficar tranquilo, a gente vem cumprir aqui o que está determinado nas leis, nas normas. A gente não tem objetivo nenhum de criar qualquer tipo de transtorno para a população. A gente não tem nenhuma orientação de agir de forma mais dura com a população. Vamos verificar a regularidade das empresas, notificar para que elas se regularizem no caso em que não estejam regularizadas, esse é que é o principal objetivo. A população não vai enfrentar nenhum problema com o trabalho do IBAMA. A gente está aqui para garantir que aquelas empresas que estão trabalhando legalmente continuem trabalhando dessa forma e não estejam aí disputando o mercado com empresas que trabalham de forma irregular e por isso conseguem acessar o mercado de uma forma injusta”, informou.
Um helicóptero deve chegar ao município para dar apoio a operação.
A Câmara Municipal se movimentou nesta terça-feira, 21, e já organiza uma Audiência Pública a ser realizada nessa quarta-feira, 22 de maio, entre Câmara Municipal, IBAMA e Sociedade, para discutir a atual operação do órgão no município. Em ofício assinado pelos vereadores Edson Pereira Santos e Walyson Matheus Sousa Pessoa, convoca o coordenador da operação para participar da audiência com horário marcado para acontecer a partir das 19:30h no Plenário da Casa de Leis do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário