Brasil Novo Notícias: Altamira e Brasil Novo. Região recebe benefícios na saúde e meio ambiente

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Altamira e Brasil Novo. Região recebe benefícios na saúde e meio ambiente



Os programas emergenciais de saúde e o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios de Altamira e Brasil Novo receberam novos investimentos com apoio do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X). 


As entregas dos veículos compõem o cronograma aprovado em 2012, firmado com as prefeituras, para potencializar o desenvolvimento sustentável na região. O investimento de R$ 390.000,00 feito pela Norte Energia, responsável pela instalação e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, resultará no apoio aos programas de saúde da família, atendimento médico às áreas distantes, monitoramento de áreas degradadas e realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).



A Norte Energia foi representada, durante o ato de entrega, pela diretora de Relações Institucionais, Clarice Coppetti, que também visitou as instalações de projetos em andamento, nesses municípios. A Administração Municipal de Altamira recebeu uma caminhonete, três motocicletas e uma picape. “Esse é um trabalho imprescindível. A Norte Energia cumpre seu papel e as cidades sempre serão as maiores beneficiadas”, elogiou o prefeito Domingos Juvenil.



Clarice Coppetti, Diretora de Relações Institucionais da Norte Energia
faz entrega de veículos em Brasil Novo
Com as entregas, Brasil Novo, a 45 quilômetros de Altamira, teve na agilidade das ações dos programas de gestão ambiental o maior benefício. As duas caminhonetes, duas motos e um veículo de passeio entregues à Secretaria de Meio Ambiente do município e à Associação da Indústria Madeireira da Transamazônica (AIMAT), garantiram o apoio institucional ao trabalho de fiscalização, monitoramento e combate ao desmatamento, além do incentivo à agricultura e manejo sustentável na região.



“Nossa intenção ao solicitar esse recurso ao PDRS foi retirar o município do embargo ambiental e garantir que programas de recuperação de áreas degradadas possam ser executados”, pontuou a prefeita de Brasil Novo, Marina Sperotto. Lúcio Costa, coordenador da AIMAT, destacou que sem esses recursos muitos programas de manejo se tornariam praticamente inviáveis na região. “O PDRS é hoje a política pública regional de maior eficiência. A prova está aqui, onde programas são tocados com total apoio”.
Medicilândia – Em visita oficial ao município de Medicilândia, a 84 quilômetros de Altamira, a diretora Clarice Coppetti conheceu as instalações do hospital municipal. “O recurso já está disponível para essa obra e aguarda a conclusão do projeto executivo pela prefeitura para o início da reforma”, lembrou. Responsável pelo atendimento de mais de 300 pacientes por dia, o hospital construído em 1970 já não atende muitas das exigências da ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Foi aqui que os filhos, os netos de Medicilândia nasceram. É aqui que os moradores cuidam da saúde. Precisamos desse lugar com uma melhor aparência e eficiência”, comentou Sebastião César, secretário de Saúde de Medicilândia.



Por: Sidalécio Souza com informações do Blog Belo Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário