Brasil Novo Notícias: I CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIOS DE BRASIL NOVO E MEDICILÂNDIA SUPERA EXPECTATIVAS DOS ORGANIZADORES

segunda-feira, 27 de maio de 2013

I CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIOS DE BRASIL NOVO E MEDICILÂNDIA SUPERA EXPECTATIVAS DOS ORGANIZADORES


Público Presente na Conferência
O Município de Brasil Novo, oeste do Pará, foi sede da l Conferência Intermunicipal de Educação numa parceria com o município de Medicilândia. A Conferência aconteceu na quarta-feira (22) e na quinta-feira (23) na quadra poliesportiva da escola Irmã Terezinha Back com o tema o "Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração". Com a finalidade definir propostas para o aperfeiçoamento do PNE.
Professora Dr.ª Raquel Lopes
Para a Professora Dr.ª Raquel Lopes, que esteve ministrando palestra durante a l Conferência Intermunicipal de Educação, foi uma oportunidade importante para as duas secretarias discutirem propostas que possam fortalecer o desenvolvimento da educação nos municípios. “A intermunicipalisação é importante porque fortalece as discussões no seguinte sentido: existem problemas que são comuns à diversas secretarias municipais, só que se elas ficam isoladas fazendo essa discussão em seu lugar e não compartilha, elas perdem tempo e as vezes perdem recursos. Aí quando junta em um espaço só, ganha em tempo e potencializa o alcance da discussão por ser o mesmo problema tratado por duas secretarias. A coletivização da discussão fortalece a luta em todos os seguimentos”. – Afirmou a Professora Dr.ª Raquel Lopes.
Prof. João Pereira
Segundo Professor João Pereira, coordenador da Escola Santos Dumont na vicinal 19, a troca de conhecimentos entre as duas secretarias deixa um aprendizado muito grande. “Trazer outro município para discutir os problemas da educação na coletividade e fazer essa troca de conhecimento nos deixa um aprendizado muito grande e saímos daqui com novas idéias e com as esperanças renovadas para o desenvolvimento da educação, não só nos municípios aqui envolvidos, mas para a educação do país. E que possamos ser vistos como exemplo nestas discussões”. – Comentou o professor.
Sr.ª Aparecida de Camargo, Secretária de Educação
do município de Medicilândia
O evento foi aberto à participação popular e recebeu cerca de 400 pessoas entre pais, estudantes, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil superando as expectativas da organização do evento que esperava receber cerca 250 pessoas sendo 150 pessoas de Brasil Novo e 100 de Medicilândia. A Sr.ª Aparecida de Camargo, Secretária de Educação do município de Medicilândia, disse que a intermunicipalisação da Conferência, foi uma forma de conferir a educação de Brasil Novo e Medicilândia. “Nestes dois dias, nós podemos conferir a nossa educação. Então discutir a educação de Brasil Novo e Medicilândia que tem problemas em comum, tem avanços em comum, vitórias em comum e discutir o que vai acontecer na Conferência Nacional EM 2014, a começar pelos nossos municípios e ainda melhor, discutir essa problemática com o município vizinho  nos mostrou que estamos no caminho certo”. – Disse a Secretária de Educação de Medicilândia. 
Jusélia Bocaiuva Sec. de Educ. de Brasil Novo
A Conferência foi apontada por todos como momento importante momento de diálogo apresentando importantes eixos temáticos para a educação nacional. “Foi uma enorme satisfação para o município poder, sediar a l Conferência Intermunicipal de Educação de Brasil Novo e Medicilândia, onde superaram as expectativas no sentido da qualidade dos palestrantes, as proposições, a participação da plenária que ficou o tempo todo atento às palestras e fez com que a Conferência tivesse êxito. Conjuntamente o município nos lisonjeou com a categoria toda participando, que contribuiu para o sucesso do evento, principalmente a parte cultural que pode mostrar o celeiro cultural que temos”. Disse a Senhora Jusélia Flores Bocaiuva, Secretária Municipal de Educação do município anfitrião.

O evento foi realizado através da parceria entre as Secretarias de Educação e Prefeituras municipais de Brasil Novo e Medicilândia e foi finalizada com a certificação dos participantes e apresentações culturais com grupos dos dois municípios.

Veja as Fotos das apresentações:

Banda da Escola de  Música de Brasil Novo
Ballet do Município de Medicilândia 
Artista da Terra Raimundo Felix
(TABOCA) Humorista de Brasil Novo
Ballet do Município de Medicilândia 
Apresentação da Quadrilha Coco Velho de Brasil Novo


Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário