Brasil Novo Notícias: I SECOTX: Altamira sedia I Seminário de Comunicação da Transamazônica e Xingu

terça-feira, 28 de maio de 2013

I SECOTX: Altamira sedia I Seminário de Comunicação da Transamazônica e Xingu

Evento busca melhorar qualificação profissional de equipes do interior na região da Transamazônica e Xingu.

Os desafios da comunicação no interior foram debatidos no I Seminário de Comunicação da Transamazônica e Xingu. O evento, realizado nos dias 24 e 25 de maio em Altamira, no Sudoeste do Pará, reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre empresários, políticos, estudantes universitários e profissionais que atuam na imprensa regional.

Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA) e pela Associação dos Profissionais de Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu (ASPIATX), o seminário despertou o interesse de estudantes de outras áreas de conhecimento, como o universitário de Letras, Fábio de Araújo. “Com certeza, vou aproveitar as dicas repassadas pela ministrante sobre produção textual”, disse. A participação de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) teve a influência do professor Fernando Farias: “Acho que existe uma relação muito próxima entre Comunicação e Letras.”

“A região é estratégica para a notícia”, afirmou a jornalista Úrsula Vidal, que fez a palestra magna do seminário. As oficinas de telejornalismo, radiojornalismo, fotojornalismo, assessoria de comunicação, comunicação empresarial e jornalismo impresso, ministradas por profissionais de Belém, São Paulo e Rio de Janeiro, contribuíram para saciar a sede de conhecimento dos trabalhadores da imprensa altamirense. “Por isso abrimos o seminário para o público em geral, para que a universidade veja a demanda existente em Altamira”, disse Magno Rabelo, presidente da ASPIATX.

A troca de experiência entre os participantes do seminário reforça isso. “Foi um público bastante quantitativo e de excelente qualidade”, avaliou a presidente do Sinjor, Sheila Faro. A jornalista acredita que as expectativas foram superadas. “É um momento histórico não só para nós, mas principalmente para quem faz o jornalismo na região”, celebrou Sheila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário