Brasil Novo Notícias: Belo Monte: Acordo parcial entre índios e Governo Federal.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Belo Monte: Acordo parcial entre índios e Governo Federal.


Depois da reunião que durou 6h em Belo Monte, indígenas que estão na área desde segunda-feira (27), resolveram entrar em acordo com Nilton Tubino que veio a Altamira representando a Secretaria Geral da Presidência da República, as lideranças informaram que vão até Brasília para se reunir com o ministro da Secretaria Geral Gilberto Carvalho, no entanto as lideranças devem continuar no canteiro até o dia da reunião. 

O CCBM já expediu anuncio nas emissoras de rádio e TV de Altamira convocando todos os trabalhadores a embarcarem para o sítio Belo Monte nas próximas horas, cada operário em seus horários habituais. Já o escritório administrativo do consórcio que continua abrigando os índios preocupa os direitos, um alojamento deve ser disponibilizado para que os departamentos do CCBM sejam liberados.

A norte energia ainda não deu nota sobre o caso, ou sobre possíveis articulações judiciais, depois que representantes do governo e da FUNAI tomaram as rédias da situação. Já sobre as consultas prévias questionadas pelos índios o governo, disso que já está sendo feito pelo grupo de trabalho interministerial instituído em janeiro de 2012 para avaliar e apresentar proposta de regulamentação dos mecanismos de consulta prévia. O grupo é coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Secretaria-Geral da Presidência da República e conta com a participação de vários órgãos e entidades governamentais.

ENTENDA A OCUPAÇÃO:O grupo de índios reivindica a consulta prévia dos impactos ambientais que serão provocados pela construção do empreendimento.
Na terça-feira (28), a Justiça Federal de Altamira determinou o prazo de 24h para que o grupo de manifestantes deixasse o local de forma pacífica. A defesa indígena pediu a revisão da ordem, mas teve o pedido negado pelo juiz federal Sérgio Wolney de Oliveira Guedes, que manteve o prazo para a desocupação, expirado às 17h da quarta-feira (29). No entanto, os índios permanecem no canteiro de obras.

Por: Felype Adms.
Fonte: Altamira Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário