Brasil Novo Notícias: Biodiversidade em Altamira e na Amazônia chama atenção dos Estados Unidos.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Biodiversidade em Altamira e na Amazônia chama atenção dos Estados Unidos.


A biodiversidade de nossa Amazônia tem atraído muitas autoridades, inclusive de outros países. A americana Jana Silverman que esteve em Altamira participando do congresso de meio ambiente realizado pela CUT falou a nossa equipe.
Estados Unidos
Os estados unidos é um desses países. Recentemente em visita á Altamira a secretaria americana Jana Silverman, especialista em projetos de meio ambiente no Brasil, falou do encanto e das belezas da Amazônia. 

Enquanto os estados Unidos enfrenta um período de desindustrialização, o Brasil através da imensa Amazônia gera empregos buscando soluções e diálogos com as populações tradicionais quando o assunto é impacto ambiental o que causa admiração à americana.

Jana Silverman é diretora de projetos no Brasil/ Solidarity Center no Brasil,
falou com exclusividade ao repórter Sidalécio Souza em Altamira.
  “Éramos um país de muita indústria pesada, muita mineração e agora que estamos em transição de outra economia” Cuidar do meio ambiente é um desafio tanto para os Estados Unidos quanto para o Brasil”. disse Jana Silverman.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a Amazônia representa hoje quase 70% do território brasileiro e possui cerca de 15% da população nacional. Todos nós sabemos que a questão do desenvolvimento da Amazônia é ponto antigo na pauta política do Brasil, não apenas pelo seu expressivo potencial econômico, mas por ser a mais rica em água doce e biodiversidade do mundo, motivo que transformou a Amazônia em objeto de cobiça internacional. Jana Silverman diz que os brasileiros devem cuidar mais desse belíssimo patrimônio.

O tabuleiro do Embaubal é um arquipélago localizado no baixo Rio Xingu  em Senador José Porfírio. Ele é composto por dezenas de ilhas cobertas com vegetação nativa, com poucas casas de ribeirinhos, em um trecho em que o Rio Xingu se alarga, apresentado águas calmas e limpas. Espécies atraentes para o turismo, como as duas espécies de boto, peixes-boi, jacarés e aves aquáticas são abundantes. O local que é considerado área prioritária para conservação pelo Ministério de Meio Ambiente, pela diversidade biológica é apenas um  exemplo, de muitas de nossas  belezas naturais que compõe a Amazônia.

Por: Sidalécio Souza (jornalista DRT1732/PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário