Brasil Novo Notícias: Toneladas de soja são apreendidas em duas fazendas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Toneladas de soja são apreendidas em duas fazendas


Quase 400 toneladas de soja foram apreendidas em Dom Eliseu e Ulianópolis no sudeste do Pará. A ação faz parte da operação Bom Conselho, que acontece desde a última terça-feira (14) na região.
Os grãos foram apreendidos em duas fazendas que funcionavam em áreas embargadas. O produto apreendido será trazido para Belém e doado ao Programa Mesa Brasil, que mantém projetos de combate à fome.
'Estamos retornando a Dom Eliseu e Ulianópolis para impedir que o crescimento da área agrícola no sudeste paraense implique também em mais aumento nos desmatamentos não autorizados', explica o superintendente do Ibama no Pará, Hugo Américo, se referindo às operações realizadas pelo Ibama em 2012, quando o instituto aplicou R$ 43,9 milhões em multas e embargou 5,7 mil hectares de desmatamentos ilegais realizados para a expansão de plantações de grãos nos dois municípios.
A primeira fazenda onde foram apreendidos os grãos, localizada a 38 km do centro de Dom Eliseu, foi embargada por desmates ilegais em 2010 e 2012. A propriedade, que tem um histórico de R$ 5,3 milhões em multas no Ibama, já havia concluído a colheita nas áreas embargadas quando os agentes chegaram à região. As 372,6 toneladas de soja, porém, foram localizadas em um silo comercial, onde ocorreu a apreensão. O fazendeiro expediu notas fraudadas como se a soja tivesse sido cultivada em outra propriedade.
Já na segunda fazenda, a cerca de 15 km do centro de Ulianópolis, a lavoura se estende por 16 mil hectares de arroz, milho e soja. Cerca de 3,5 mil hectares de áreas desmatadas irregularmente foram embargadas entre os anos de 2007 e 2013.
As equipes do Ibama ainda realizam o levantamento da quantidade de grãos que será apreendida nas lavouras. A estimativa é que alcance cerca de seis mil toneladas. Em abril deste ano, durante a operação Commodity, o Ibama apreendeu 128 toneladas de arroz cultivado em áreas embargadas, duas colheitadeiras e dois tratores nesta propriedade.
O arroz apreendido foi doado à prefeitura de Paragominas, que o utiliza na merenda de crianças das escolas públicas da cidade.
Redação Portal ORM, com informações do Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário