Brasil Novo Notícias: Emater e Sagri doam sementes de feijão a agricultores de Altamira.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Emater e Sagri doam sementes de feijão a agricultores de Altamira.


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) fornece a 300 famílias de agricultores dos projetos de assentamento Assurini e Itapuama, em Altamira, sudoestedo Pará, 1,5 tonelada de sementes de feijão BR3 Tracuateua. A doação é feita em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).
Cada família recebe cinco quilos do feijão. A semente geneticamente melhorada tem produtividade estimada em 800 quilos por hectare plantado. A previsão de colheita, com base na doação, é de 100 toneladas no campo. O feijão começa a ser colhido em 90 dias.
Parte da produção do feijão visa à garantia da segurança alimentar das famílias, e o excedente será destinado à comercialização. Segundo o técnico da Emater Josué Cavalcante, todo produtor na região tem conhecimento técnico para desenvolver a lavoura, além de o produto ter boa aceitação e do preço praticado no mercado local ser menor que o praticado com o feijão conhecido como feijão do sul. “Palestras e dias de campo já foram organizados com os agricultores. As técnicas repassadas os credenciam para uma boa produção“, avalia.
O cultivo do feijão em Altamira ainda ocorre em pequena escala. A Emater pretende incentivar a produção na região, que tem solo de média e alta fertilidade e clima favorável. Segundo dados da empresa, a produtividade do feijão BR3 Tracuateua alcançada na Transamazônica é superior às registradas em outras regiões do Pará.
Ascom Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário