Brasil Novo Notícias: Polícia destrói plantações de maconha no interior do Pará

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Polícia destrói plantações de maconha no interior do Pará


A polícia apreendeu mais de 140 mil pés de maconha em uma grande ação no nordeste do Pará. A segunda fase da operação Mutuca aconteceu entre os dias 17 e 21 de maio e teve seus resultados apresentados nesta quarta-feira (22), em uma entrevista coletiva na Delegacia Geral de Polícia Civil, em Belém.
Quarenta e oito homens das polícias civil e militar participaram da ação que encontrou bases do tráfico de drogas estruturadas em áreas rurais do município de Moju, onde havia quatro plantações.
De acordo com o diretor da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) Hennison Jacob, foram encontrados locais com logística que incluía mantimentos para os plantadores de maconha e celular rural para comunicação com outros traficantes.
Houve apreensões e destruição de pés de maconha em roças localizadas em Tailândia, Concórdia do Pará, Nova Esperança do Piriá e Tomé-Açu. A operação foi planejada após a polícia receber denúncias da população local e do registro de furto de adubo orgânico ocorrido em empresas da região como a Agropalma e Biovale.
Ainda de acordo com o coordenador da operação, delegado João Bosco Rodrigues, a polícia suspeita que o material roubado das empresas tenha sido usado nas plantações ilegais.
Na operação também foram apreendidas cinco mil mudas de maconha, além de 51 quilos da droga em tabletes prensados, 80 quilos em estado beneficiado e 10 quilos de sementes prontas para plantio. Foram encontrados também duas motosserras, uma roçadeira, armas de fogo artesanais e munição.
Segundo o delegado João Bosco a logística da operação com uso de helicópteros serve como uma espécie de alerta para os plantadores, que logo fogem dos locais. Por isso ninguém foi preso.
Agora a polícia investigará a titularidade das terras onde as plantações foram encontradas para identificar a ligação dos proprietários com o tráfico de drogas. 'As investigações estão em andamento e nós já conseguimos identificar algumas pessoas, inclusive de fora do Estado', explica.
O delegado explicou também que a abundância de recursos naturais do nordeste do Pará facilita o plantio de maconha. 'O Pará tem um solo propício ao plantio, há água em abundância e nessa região do Moju existem empresas que tiveram adubo orgânico furtado e esse material foi usado para acelerar o plantio', aponta.
A droga encontrada abasteceria a região metropolitana de Belém - onde um quilo de maconha beneficiada custa R$ 200, segundo a polícia - e estados vizinhos como Maranhão e Tocantins. Tanto as amostras apresentadas à imprensa nesta tarde, quanto o restante do material serão incinerados. Para a polícia o êxito da ação se deve ao fato de a operação ser resultado de denúncia e posterior investigação.
Karla Soares (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário