Brasil Novo Notícias: Ações da Norte Energia transformam a vida dos moradores de Belo Monte

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ações da Norte Energia transformam a vida dos moradores de Belo Monte

Atendimento às condicionantes (Projeto Básico Ambiental) incluem reforma e ampliação de escolas, construção de quadra poliesportiva e de unidades de saúde, água encanada e esgoto tratado.
Os moradores das comunidades Belo Monte (Vitória do Xingu) e Belo Monte do Pontal (Anapu) continuam a receber benefícios com a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará.  Do cenário de abandono a uma paisagem de organização e desenvolvimento, foram quase dois anos de muito trabalho até que as cerca de 600 famílias recebessem o resultado das obras de infraestrutura, com a construção de escolas e unidades de saúde, e o projeto de saneamento básico, com a instalação do sistema de distribuição de água e tratamento de esgoto.
Quem teve a oportunidade de conhecer as comunidades há cerca de dois anos perceberá as mudanças. Divididas pelo rio Xingu e localizadas a 60 quilômetros de Altamira, as pequenas vilas surgiram à beira do rio ainda na época em que a exploração de ouro predominava na região. Impulsionadas pela construção da rodovia BR 230, a transamazônica, na década de 1970, as vilas se fixaram como ponto de parada de motoristas em busca de alimentação.
Com o início das obras de construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte em 2011, as comunidades receberam obras de infraestrutura. As escolas antigas foram reformadas e ampliadas para atender novos alunos. Em Belo Monte, uma quadra poliesportiva foi construída, dando aos alunos, alternativas de lazer e a prática de esportes. Uma unidade básica de saúde foi construída em Belo Monte do Pontal, e todos os profissionais contratados foram recrutados e capacitados na própria comunidade, gerando emprego e renda para a população.
Para atender a demanda de migrantes em busca de oportunidade de trabalho na região, a Norte Energia construiu um núcleo de atendimento ao migrante e um centro de acolhimento.  Ali, homens e mulheres de outras regiões e estados têm atendimento psicológico. E os que solicitam retorno para suas localidades recebem apoio. A empresa também implantou o núcleo de atendimento social às populações das localidades, com apoio social, psicológico e orientação para participação em programas sociais do governo, como o Bolsa Família. O trabalho atende ao Projeto Básico Ambiental da UHE Belo Monte (PBA) e está sendo executado por profissionais igualmente recrutados nas comunidades.
As mudanças mais sensíveis têm sido percebidas nos últimos meses, quando as obras do Projeto de Saneamento Básico alcançaram a fase de conclusão. Com a instalação do sistema de distribuição de
água, os moradores de Belo Monte e Belo Monte do Pontal passaram a receber água encanada, o que há bem pouco tempo só era possível com a escavação de poços amazônicos, perfurados pelos próprios moradores e sem nenhum tratamento. Outra obra marcante é a estação de tratamento de esgoto, que interrompeu um ciclo histórico de descarte irregular de resíduos sólidos e efluentes às margens do Xingu.
Com a finalização das obras do projeto de saneamento, as ruas de Belo Monte e Belo Monte do Pontal ganharam terraplanagem, drenagem e pavimentação. Asfaltamento que segundo Cassandra Molisani, superintendente do Meio Socioeconômico da Norte Energia, encerra um longo período de espera por qualidade de vida. “As comunidades de Belo Monte e Belo Monte do Pontal participam do grande momento de desenvolvimento na região, esperado há décadas e que agora se concretiza”, declarou. 
Por: ASCOM/NORTE ENERGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário