Brasil Novo Notícias: Brasil Novo vira referência ambiental

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Brasil Novo vira referência ambiental

Município é exemplo para cidades que se encontram em embargo ambiental

No mês de novembro, o município de Brasil Novo se tornou referência positiva quando se trata de desembargo ambiental. Depois de sair do cadastro do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em setembro, que aponta os municípios que mais desmatam na Amazônia, Brasil Novo conseguiu cumprir as metas em apenas 180 dias, tempo recorde, e servir de exemplo para os demais municípios brasileiros que se encontram na situação de embargo ambiental.
Entre as metas estipuladas pelo MMA estão a redução no desmatamento e a educação ambiental para os produtores rurais. Para alcançá-las, Brasil Novo contou com o apoio da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Belo Monte. Com o desenvolvimento sustentável, a cidade passa a ter incentivos e créditos do Governo Federal, com reais possibilidades de incrementar sua economia."Conseguimos provar que enquanto Belo Monte acontece, nossa economia local será mais estruturante, com linhas de crédito abertas aos produtores rurais, que agora têm livre fronteira de negócios no agrobusiness. Assim evitamos o êxodo rural e expandimos a forma de captação de investidores", diz a secretária municipal de Meio Ambiente de Brasil Novo, Zelma Campos.
O decreto 6321/2007 estabelece que o MMA deve editar e atualizar periodicamente a lista de municípios com desmatamento monitorado, desde que esses atendam a dois requisitos: possuam 80% dos imóveis devidamente supervisionados por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e mantenham taxa de desmatamento anual abaixo do limite estabelecido em portaria do Ministério.

Por: EVANDRO CORRÊA
Sucursal do Oeste do Pará
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário