Brasil Novo Notícias: PDRS participa da 13ª Semana de Integração das Ciências Agrárias em Altamira

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PDRS participa da 13ª Semana de Integração das Ciências Agrárias em Altamira

As Ações e Reflexos dos Grandes Empreendimentos no território da Transamazônica e Xingu é o tema da 13ª Semana de Integração das Ciências Agrárias – SICA que está acontecendo em Altamira (PA) desde de segunda-feira e segue até 15 de Novembro na UFPA - campus Altamira e no Auditório da ACIAPA. O evento é organizado por estudantes de Ciências Agrárias do campus da Universidade Federal do Pará e tem como objetivo promover o intercâmbio entre alunos, professores e a comunidade em geral, para discutir a dinâmica de desenvolvimento da região. O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS do Xingu) também teve destaque no seminário. 

Na terça-feira (12), representantes da Casa Civil da Presidência da República - Johanees Eck, da Fundação Viver, Produzir e Preservar – João Batista e da Fundação Getúlio Vagas – Aron Belinky, estiveram participando de uma mesa redonda mediada pelo Sr. Pedro Celestino, representante da EMBRAPA, abordando assuntos da atualidade como as Condicionantes da Hidrelétrica de Belo Monte.

Os temas de cada edição da Semana são elaborados a partir de discussões entre as áreas de ensino, pesquisa e extensão do Campus de Altamira. A intenção dos coordenadores é debater temas essenciais para a exploração racional dos recursos naturais e para a garantia de sustentabilidade econômica, social e ambiental do homem nesta região.

“O seminário é uma excelente oportunidade para apresentar o trabalho que esta sendo desenvolvido nessa região através do PDRS do Xingu, mostrando a quantidade de projetos e recursos aprovados nos ano de 2011, 2012 e 2013, destinados a melhorar a qualidade de vida da população dessa região”, enfatizou Johaness Eck. 

Políticas públicas 

Johaness acrescenta que a participação de membros do CGDEX no evento reforça a importância da implementação de políticas públicas articuladas e focadas para a dinamização do desenvolvimento sustentável na região do Xingu, criando oportunidades de geração de emprego e renda, contribuindo para aumentar as expectativas de uma vida melhor para homens e mulheres que vivem nesta região.


Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário