Brasil Novo Notícias: PARFOR ABRE PERÍODO DE PRÉ INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

terça-feira, 26 de novembro de 2013

PARFOR ABRE PERÍODO DE PRÉ INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

Inauguração da 1ª Unidade de Beneficiamento de Hortaliças de Brasil Novo. (crédito: PDRSX)
Inauguração da 1ª Unidade de Beneficiamento de Hortaliças de Brasil Novo.
(crédito: PDRSX)
Na última quinta-feira (31) o município de Brasil Novo, sudoeste paraense, inaugurou a 1ª Unidade de Beneficiamento de Hortaliças – UBH e teve a presença da Coordenação Geral e dos membros do Comitê Gestor (CGDEX). O projeto que contou com o financiamento do PDRSX, foi elaborado pelo Instituto Humaniza/Cooperativa dos Produtores Rurais da região do Xingu – Horti Xingu e recebeu mais de R$ 395 mil reais para sua implantação.
Com uma moderna e avançada estrutura distribuída em uma área de 12,8 hectares de cultivo, a unidade tem capacidade para processar 12 toneladas de tubérculos, 9 de hortaliças folhosas e 2 de hortaliças fruto, atendendo assim a demanda de restaurantes, supermercados, cozinhas industriais, redes de fast food e hospitais, através dos seus cooperados que disponibilizará mais de 30 toneladas de hortaliças por mês, a Horti Xingu planeja atender dentro de um ano a demanda de alimentos da região.
A unidade irá atuar em atividades do agronegócio, visando o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de seus cooperados participativos, sendo competitiva no mercado, adotando diretrizes de excelência na qualidade de seus produtos e serviços. “O fundamental é que a cooperativa cresça, porque esse é o sonho de muitos, chega a ser gratificante ver as mudanças para eles que passam a aumentar sua renda e, consequentemente, a ter uma melhor qualidade de vida, e eu não tenho dúvida nenhuma que a Horti Xingu será um sucesso mesmo depois da barragem, porque quando a gente tem vontade, comprometimento e responsabilidade a gente agrega, e se agrega consegue – se realmente crescer e da uma melhor qualidade de vida para os produtores dessa região”, afirmou Almir Uchôa, representante da Emater – Altamira. 
Coordenador Geral do PDRSX e Representante da Casa Civil - Johanesse Eck
Coordenador Geral do PDRSX e Representante da Casa Civil – 
Johanesse Eck

Para o Coordenador Geral do PDRSX e representante da casa civil do Governo federal Johaness Eck os produtores conseguiram reunira em torno desse projeto aquilo que é o objetivo e a visão do PDRSX de ter as três esferas de governo e uma organização da sociedade civil. “Em primeiro lugar todos os projetos que são voltados em geração de emprego e renda, mostra que estamos cumprindo o nosso papel essencial de desenvolvimento regional sustentável, segundo lugar, a realização desse projeto tem o mérito total dos agricultores, por conseguirem juntar em torno deles parcerias muito importantes nos três níveis de governo, temos aqui a Embrapa que é Federal, EMATER que é Estadual, da Prefeitura e tem o trabalho das pessoas que moram aqui na região e que produzem, é esse trabalho que a gente quer que seja sustentável, seja perene, que consiga gerar emprego e renda para os cooperados, melhorando a qualidade de vida deles, e que por ser um projeto basicamente tocado por agricultores, por pessoas da região, que as mesmas possam também ensinar isso a outros grupos, cooperativas, comunidade, e que seja voltado para uma produção na região”, ressaltou.
A cooperativa trará um aumento significativo da produção para esses agricultores, que conseguir satisfazer o consumo das suas famílias e ainda vendem o excedente para Altamira e municípios. “Esse é um momento de realização de um sonho, antes da implantação do projeto nós produzíamos de forma irregular, sem ter um controle de qualidade das hortaliças, além de ser em pouca quantidade. Agora, nós conseguimos produzir mais e melhor, crescemos muito, tanto como produtores quanto cooperativa”, disse João Preto, representante da Cooperativa.
São parceiros da Cooperativa Horti Xingu em Brasil Novo o PDRS do Xingu, EMBRAPA, EMATER, SEBRAE, Instituto Humaniza e a Prefeitura Municipal de Brasil.

Glícia Favacho
Assessora de Imprensa
PDRS do Xingu/DRT. 2.204/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário