Brasil Novo Notícias: Eurodeputados pressionam empresas por impactos da usina de Belo Monte

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Eurodeputados pressionam empresas por impactos da usina de Belo Monte


A polêmica sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte chegou até o Parlamento Europeu. Deputados do Partido Verde Europeu querem que as empresas europeias envolvidas na construção da obra também assumam a responsabilidade sobre os impactos causados e sobre o cumprimento das condicionantes estabelecidas para a realização do projeto.
Na quinta-feira (14), uma conferência organizada pela bancada verde em Bruxelas debateu a construção de Belo Monte. Segundo a eurodeputada austríaca Ulrike Lunacek, vice-presidente da bancada, o objetivo é informar a opinião pública europeia sobre o tema e fazer com que as empresas envolvidas na obra, como a austríaca Andritz, a francesa Alstom e a alemã Voith, associadas à Siemens na entrega das turbinas, reconheçam responsabilidades e pressionem a Norte Energia, consórcio responsável pela obra.

"Essas empresas podem exigir que a Norte Energia ao menos cumpra as condicionantes. Isso também é responsabilidade delas", afirmou Lunacek em entrevista à DW Brasil. A ideia da conferência surgiu após uma viagem ao Brasil feita por uma comissão do Partido Verde Europeu, para avaliar a situação atual da obra. "Voltamos preocupados. Faltam informações, há o desrespeito às condicionantes e mesmo assim as obras continuam", disse Lunacek.

Mas, segundo a embaixadora do Brasil na União Europeia, Vera Machado, o projeto atende as condicionantes sociais e ambientais, além de ser prioritário para o país. "Gostaríamos que o projeto continuasse sem problemas e que a comunidade internacional apreciasse que nós tivemos os cuidados necessários, utilizando toda a metodologia disponível", afirmou.

Intelog

Nenhum comentário:

Postar um comentário