Brasil Novo Notícias: Norte Energia suspende processo que pedia paralisação de Belo Monte

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Norte Energia suspende processo que pedia paralisação de Belo Monte

O consórcio Norte Energia, dono da hidrelétrica de Belo Monte, conseguiu suspender o processo do Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília, que julgaria hoje o pedido de paralisação das obras da usina.

Com o pedido de suspensão acatado, ainda não há data para que o processo volte a ser julgado, informa a assessoria de comunicação do tribunal.

O autor da liminar que pedia a paralisação de Belo Monte é o desembargador Antonio Souza Prudente. No fim de outubro, ele já tinha acatado ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que pedia a paralisação imediata das obras.

Sua decisão, no entanto, não teve nenhum efeito prático, porque o presidente do TRF de Brasília, desembargador Mário Cesar Ribeiro, acolheu pleito da Advocacia-Geral da União (AGU), derrubando a liminar que impedia a continuidade das obras da usina.

Em construção no município de Vitória do Xingu, vizinho de Altamira, Belo Monte é hoje o maior empreendimento de infraestrutura em construção no país. Suas obras foram iniciadas em junho de 2011. De lá para cá, a hidrelétrica já acumula um total de cinco meses de paralisações parciais ou totais de seus canteiros de obra. O início de operações da usina está previsto para fevereiro de 2015.

(André Borges | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário