Brasil Novo Notícias: NOTA DE ESCLARECIMENTO: CHAPA DERROTADA TENTA GOLPE PARA ANULAR A ELEIÇÃO DA UFOPA .

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO: CHAPA DERROTADA TENTA GOLPE PARA ANULAR A ELEIÇÃO DA UFOPA .

Raimunda Monteiro
Numa atitude de desrespeito à comunidade acadêmica e a sociedade, a chapa “Orgulho de Ser UFOPA” está tentando impedir que o CONSUN homologue o resultado do processo eleitoral, e que envie a lista tríplice ao MEC. É importante destacar que as regras da consulta foram aprovadas no CONSUN, o processo foi conduzido por uma Comissão constituída por representantes eleitos nas três categorias (Docentes, Técnicos e Estudantes), em cada mesa receptora de votos e em cada mesa apuradora havia a presença de fiscais de ambas as chapas, e todo o processo foi acompanhado pela OAB. No dia da votação houve também a participação colaborativa da Polícia Militar e da Polícia Federal. As denúncias de irregularidades foram devidamente apuradas pela Comissão Eleitoral e julgadas improcedentes por inconsistência de provas.

Condenamos essa tentativa de golpe, que busca ampliar o período de gestão pro tempore ao judicializar a consulta, e desrespeita a vontade coletiva manifestada nas urnas. A chapa 2 “Gestão Participativa com Excelência” foi vitoriosa na fórmula do CONSUN, que mascara a paridade, na Paridade Real e na Proporcionalidade prevista em Lei. Venceu nas regras do Regimento, e também em todas as outras formas possíveis.

Os números visualizados abaixo são enfáticos.

Chapa/Categoria Docentes Técnicos Estudantes Total Chapa 1: Orgulho de ser ufopa 97 / 177 / 1400 / 1.674 Chapa 2: Gestão participativa com excelência 132 / 112 / 2800 / 3.044 

A Comissão Eleitoral concluiu seus trabalhos e remeteu ao CONSUN o resultado, consagrando a vitória da chapa 2. A documentação foi acompanhada de um Relatório elaborado pela OAB, que validou o processo. O anúncio oficial foi feito no final da tarde de sexta-feira, 22 de novembro de 2013. Desde o início do processo, sofremos uma série de acusações infundadas, e enfrentamos todas as tentativas de tumultuar as eleições, e as regras desfavoráveis. Durante a campanha aumentaram as acusações levianas. O Reitor fez uso da máquina administrativa em prol da Chapa Orgulho de Ser UFOPA ao emitir Nota anunciando pagamento de bolsas aos estudantes do PARFOR, cuja inscrição teve início no dia da votação e na semana do pleito assinou uma Portaria concedendo 30h para os técnicos, uma antiga reivindicação sempre negada com a alegação de falta de respaldo legal.

E mais uma vez faltam com a verdade ao dizer que a Portaria que estabelece a redução das trinta horas pode ser suspensa por iniciativa da chapa 2. Há mensagens nas redes sociais acusando a Reitora eleita de ter solicitado ao MEC a revogação da Portaria. Isto é mentira. A flexibilização da jornada é um compromisso que consta de nosso Programa de Gestão, a ser feito conforme a Lei. O Reitor, que emitiu a Portaria com fins eleitoreiros, recebeu ordens do MEC na sexta-feira, 22/11, com prazo de 24h para revogar, sob pena dos servidores serem obrigados a devolver dinheiro aos cofres públicos. Ausentou-se de Santarém para não assumir a responsabilidade e deixou o problema nas mãos do Vice Reitor. Vejam a que nível chegou.

Acreditamos que a comunidade acadêmica, as instituições que zelam pelas leis e a sociedade irão rechaçar quais manobras que visem retardar a nomeação dos eleitos. Mobilizações e manifestações coletivas são legítimas e expressam a força da democracia.

REITORA ELEITA, REITORA EMPOSSADA.

Raimunda N. Monteiro
Reitora Eleita

Nenhum comentário:

Postar um comentário