Brasil Novo Notícias: Ceia de Natal do paraense será mais cara em 2013

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ceia de Natal do paraense será mais cara em 2013

A ceia de Natal será mais cara este ano em Belém, segundo dados do Dieese no Pará (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). Inflação e alta do dólar contribuem para a elevação de preços tantos nos motivos natalinos, como nos ingredientes da ceia de Natal e de Ano Novo. 

Quanto aos motivos natalinos (árvore de Natal, enfeites, decorações, bonecos de neve, Papai Noel, pisca-pisca e as velas decorativas), o reajuste pode ficar entre 10% e 30% nas principais lojas do centro comercial de Belém. Um dos principais motivos foi a alta do dólar - a maioria destes produtos é importada - e também o aumento da inflação. A estimativa é de uma inflação acumulada em torno de 6% para este final de ano.

Outra situação encontrada pelo Dieese nas pesquisas é a grande variação de preços entre os locais de compra. 'Por isso, a pesquisa é fundamental. Uma grande quantidade de motivos, principalmente as luzes, também podem ser encontradas no mercado popular com preços bem mais em conta', informa o economista Roberto Sena.

Com pesquisas semanais nos supermercados da região metropolitana de Belém, o Dieese também vem acompanhando desde o início deste mês a situação dos preços de produtos para a ceia de fim de ano (Natal e Ano Novo).

Nas pesquisas realizadas na semana passada, a terceira de novembro de 2013, nas maiores redes de supermercados sobre produtos que devem fazer parte da ceia de Natal (frutas de época, peru, bacalhau, panetone, entre outros), em comparação com os observados no mesmo período do ano passado, os números mostram aumento de preço, principalmente as frutas de época importadas. Os reajustes nos preços de alguns produtos chegam a 40%. Esta situação já era esperada em função principalmente da alta do dólar e do aumento da inflação. 

Segundo o Dieese, com o dólar mais valorizado em relação ao mesmo período do ano passado, a tendência que está se confirmando é de alta de preços neste final de ano, principalmente dos produtos importados, desde os eletroeletrônicos até os produtos da ceia de Natal e Ano Novo.

ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário