Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás do câncer de pele. Cerca de 60 mil novos casos foram identificados em 2012. Com o objetivo de alertar, orientar e prevenir a população, o Hospital Regional da Transamazônica apresentou na terça-feira (19) a palestra “Prevenção ao câncer de próstata”, com o urologista Eduardo Capatti.
Durante a palestra, o médico falou sobre o câncer de próstata, como se desenvolve, diagnóstico, tratamento e dicas de prevenção. “Hábitos saudáveis podem sim prevenir. Não fumar, controlar o peso, praticar atividade física regular, ingerir, pelo menos, três porções de tomate por semana, consumir mais peixe e reduzir o consumo de carne vermelha são algumas das medidas que podem prevenir a doença”, explicou.
O médico falou ainda sobre o preconceito que existe em fazer o exame que pode diagnosticar a doença. “Não podemos ter preconceito sobre um exame que pode salvar nossa vida e que é necessário a partir dos 40 anos. Deve ser feito anualmente”, disse.
Funcionário do hospital, Michael Kleber destacou a importância da palestra. “Consegui tirar muitas dúvidas, e mesmo sem idade para fazer o exame, sei que é importante para minha saúde. Com certeza vou fazer quando for necessário”, afirmou. A programação alusiva ao Novembro Azul, mês da campanha de conscientização dos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, é parte das ações da sexta Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que ocorre até sexta-feira (22).
AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário