Brasil Novo Notícias: Reservatórios de água de Altamira começam a ser montados ainda em 2013

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Reservatórios de água de Altamira começam a ser montados ainda em 2013

Equipamentos de última geração, com tecnologia importada da Inglaterra diretamente para a região do Xingu, os reservatórios de água de Altamira começaram a chegar nesta segunda-feira (11/11) na cidade. Os oito tanques, em conjunto, têm capacidade média de cinco mil litros de água potável. Eles foram adquiridos pela Norte Energia e fazem parte do Projeto de Saneamento Básico, previsto no Projeto Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica Belo Monte (PBA), que vai garantir água de qualidade a 100% das residências da zona urbana do município.

Os tanques ou reservatórios de água potável foram construídos em aço vitrificado de alta resistência. Ao contrário dos modelos habituais construídos em concreto armado, que demandam grande tempo de execução e necessitam de manutenções constantes, os novos reservatórios incorporam uma tecnologia inovadora no Brasil. 

Com as ações contínuas do Sistema de Distribuição de Água e Tratamento de Esgoto de Altamira e Vitória do Xingu desde junho deste ano, a Norte Energia mantém 30 frentes de trabalho, e já concluiu mais de 60 quilômetros de rede coletora de esgoto e quase 53 quilômetros de rede de distribuição de água. As obras irão garantir água potável, esgoto tratado e destinação adequada dos resíduos sólidos nos dois municípios.

O trabalho da Norte Energia segue intenso nas áreas urbanas de Altamira. Bairros como Explanada do Xingu, Independente I e II, Jardim Altamira, Jardim Copacabana, Jardim Oriente, Liberdade, Mutirão, Premem, Santa Ana, Brasília e Sudam II já recebem as obras de instalação das tubulações do sistema de distribuição de água e do tratamento de esgoto. A conclusão de todas as atividades está prevista para julho de 2014.

Transformação

As ações do Programa de Saneamento Básico mudaram a geografia das comunidades de Belo Monte e de Belo Monte do Pontal, localizadas nos municípios de Vitória do Xingu e Anapu, respectivamente. Todas as 462 residências em Belo Monte do Pontal (Anapu) e a totalidade das 342 moradias em Belo Monte (Vitória do Xingu) dispõem hoje de água encanada. Trata-se de uma nova realidade para populações que até bem pouco tempo utilizavam a água de poços amazônicos e sem nenhum tipo de tratamento.

Fonte: Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário