A atividade, que é organizada pela Scientia Consultoria
Científica, faz parte da execução do Plano Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo
Monte.
Vitória do Xingu sediou no dia 26 de outubro a Quarta Oficina
Participativa de criação das Casas de Memórias Regionais, onde ficarão
registradas as histórias de cinco municípios da Região da TRANSXINGU
(Transamazônica e Xingu). A Oficina Participativa do Projeto de Valorização
Multicultural foi realizada na Barraca da Santa, localizada na sede de Vitória
do Xingu. A atividade, que é organizada pela Scientia Consultoria Científica,
faz parte da execução do Plano Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo Monte, dentro
do Programa de Estudo, Preservação e Revitalização do Patrimônio Histórico,
Cultural e Paisagístico das áreas de influência do empreendimento.
As Casas Regionais estão previstas para serem construídas até
o final do projeto e nelas serão armazenados os acervos resultantes das
pesquisas que estão sendo feitas nos municípios envolvidos, bem como servirá de
espaço para eventos culturais diversos que revitalizem, fomentem e valorizem o
patrimônio multicultural das populações moradoras das áreas de influência.
Pela manhã os participantes obtiveram informações sobre as
pesquisa sobre patrimônio cultural, incluindo a exibição de resultados, e
conheceram o projeto de Educação Patrimonial, desenvolvido principalmente com
os professores da rede pública de ensino. Os participantes tiveram a oportunidade de opinar sobre os
novos desenhos das duas Casas Regionais de Memória, que está sendo elaborados
por uma equipe de arquitetos a partir das necessidades apontadas pela
população. Já o período da tarde foi destinado para um grande fórum de debates,
em que as pessoas presentes na planária decidiram em conjunto como serão
geridas as Casas, bem como a composição ideal do conselho gestor, seu caráter
deliberativo e como serão incluídos representantes dos cinco municípios deste
conselho gestor, além de diretrizes em relação a recursos e seus usos.
Por: Valdemídio Silva
Fotos: Luana Schlaepfer
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