Brasil Novo Notícias: 17 famílias do travessão 122 e meio em Medicilândia temem ficar sem a energia do Luz Para Todos

domingo, 16 de fevereiro de 2014

17 famílias do travessão 122 e meio em Medicilândia temem ficar sem a energia do Luz Para Todos

A redação do jornal O Regional recebeu neste sábado uma carta dos moradores do travessão 122,5, zona rural do município de Medicilândia, na carta os moradores relatam os problemas que estão enfrentando na vicinal e expressam o medo de ficarem sem a energia do Programa Federal Luz Para Todos. De acordo com os moradores a empresa que está fazendo o serviço de instalação da rede de energia elétrica na vicinal disse a eles que só será instalada a rede em 25 quilômetros de travessão, deixando de contemplar 17 famílias que moram além dos 25 quilômetros.
Os moradores dizem na carta que já procuraram as autoridades do município pedindo explicação e ajuda, mas não tiveram de resposta, ninguém soube informá-los sobre quem era o responsável pelo serviço de instalação da rede elétrica. Os representantes políticos de Medicilândia teriam dito para as 17 famílias que se elas quisessem energia teriam que brigar muito, as famílias se reuniram e estão limpando a estrada vicinal, mas mesmo assim já falaram a eles que não terão energia.
Eles estão revoltados com a situação e apelam para que alguma autoridade faça algo em favor deles. Ainda de acordo com os relatos da carta as 17 famílias moram numa região seca e precisam buscar água para beber, cozinhar e banhar a uma distância de 6 quilômetros, eles afirmam que já pediram um trator a prefeitura municipal para fazerem uma barragem, mas até o momento não foram atendidos, para as crianças estudarem precisam anda 6 km a pé para depois pegarem o transporte escolar, muitas vezes essas crianças dormem sem banhar por falta de água. Com a energia os moradores esperam poder cavar um poço artesiano e assim conseguir amenizar a falta d’água. As 17 famílias que estão sendo excluídas do programa federal Luz Para Todos temem ficar sem a energia já que eles acreditam que depois de instalada a rede elétrica nos 25 km a empresa não retornará mais para finalizar a instalação na vicinal. Onde estão os políticos da região nesse momento em que o povo precisa deles? Será que eles só enxergam esse povo em época de eleição? Se a luz é para todos porque essas famílias estão sendo excluídas?
A informação irá ao ar no jornal O Regional de segunda-feira, 17, apresentado por Joabe Reis na rádio Regional 91.3 FM de Uruará.

Por: Joabe Reis
Fonte: Sistema Regional de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário