Brasil Novo Notícias: Moradores do travessão 135 norte estão preocupados com o risco de ficarem sem a energia do luz para todos

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Moradores do travessão 135 norte estão preocupados com o risco de ficarem sem a energia do luz para todos

Moradores do travessão 135 norte estão preocupados com o risco de ficarem sem a energia do luz para todos
A redação do jornal O Regional, apresentado por Joabe Reis na rádio Regional 91.3 FM de Uruará, recebeu nesta sexta-feira, 31, a reclamação por escrito de moradores do travessão 135 norte, zona rural do município de Uruará, sobre o Luz Para Todos, de acordo com o conteúdo da reclamação os moradores temem ficar sem a energia do Luz Para Todos que será instalada na referida vicinal e que só contemplaria 16 quilômetros. O travessão tem mais de 40 quilômetros de extensão com moradores permanentes em suas propriedades e os moradores dizem que foram informados pelos funcionários da empresa que faz o trabalho de instalação da rede elétrica que nesta primeira etapa será feito 16 quilômetros, mas que haverá uma segunda etapa, o que gera desconfiança e os moradores estão desesperados.
A energia que é do luz para todos estão informando para nós que só vai ser colocada em 16 km enquanto o travessão tem mais de 40 km com moradores permanentes em seus lotes. Para nós é o maior descaso conosco. Temos duas hidrelétrica no nosso território e não temos direito de usufruir do que é nosso. Todos nós estamos pedindo a Deus que seja mentira, porque nós fomos informados pelos homens que coloca energia que esta é a primeira etapa e depois vem a segunda. Estamos todos desesperados”, diz parte da escrita recebida pela redação do jornal O Regional.
Atendendo ao pedido dos próprios moradores a redação do jornal O Regional entrou em contato por telefone com o ex-prefeito de Uruará e atual secretário executivo do Consórcio Tapajós, Eraldo Pimenta, que está em Itaituba onde é a sede do Consórcio Tapajós, para que ele pudesse esclarecer e orientar os moradores nesta questão, já que ele era o presidente do Consórcio Belo Monte na época em que foi acertada a implantação do Programa Luz Para Todos na região de influência da barragem de Belo Monte. “A questão do Luz Para Todos foi um debate, inclusive colocados por nós na época ainda do Consórcio Belo Monte dos 11 prefeitos, e foi combinado, foi comprometido juntamente com o Conselho Gestor, junto a Eletrobrás, junto a Eletronorte, junto a todos os órgãos competentes nesse sentido para que se colocasse energia onde houvesse uma residência, então eles são obrigados a fazê-lo, porque a Eletrobrás disponibilizou R$ 500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais) na época justamente para dar o aporte financeiro a antiga e falida Celpa e depois entrou a Equatorial naquela época que teve aquele problema onde o passivo e o ativo não coincidia com  realidade da empresa e aí houve uma paralisação (no luz para todos), mas agora com a retomada todos os órgãos sabem disso, inclusive foi um acordo feito do consórcio belo monte juntamente com todos os prefeitos na época, esse recurso estava disponibilizado pela Eletrobrás para dar prioridade aos 11 municípios estavam inseridos dentro do contexto da área de abrangência do Consórcio Belo Monte, então os moradores do travessão 135 norte procurem os políticos locais para que se faça um trabalho no sentido de que não seja feito apenas 16 quilômetros. Por que 16 quilômetros? Tem que se fazer até o final do travessão par que se possa contemplar todo e qualquer morador”, disse Eraldo Pimenta que se colocou a disposição dos moradores para lutar por seus direitos. “Quero me colocar a disposição, apesar de ser o ex-prefeito, mas estou aqui como cidadão da Transamazônica, amo essa terra, me coloco a disposição para o que eu puder e estiver ao meu alcance estou a inteira disposição par dar essa ajuda no que for preciso”.
Por: Joabe Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário