BRASIL NOVO NOTÍCIA: AM, AP, MA, PA e RR terão 9º dígito em números de celular em novembro

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

AM, AP, MA, PA e RR terão 9º dígito em números de celular em novembro

Para fazer ligações, será preciso digitar o 9 antes dos outros oito números. Mudança afeta celulares de prefixos 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99.
                                                                                                 
Os números de celular dos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima (com prefixos 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99) irão ganhar o nono dígito a partir do dia 2 de novembro de 2014, segundo publicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (27)
Isso significa que, para fazer ligações para os telefones celulares dessas áreas, será necessário digitar o algarismo 9 antes dos outros oito números da linha, assim como já acontece nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No caso de SP, o objetivo da alteração foi ampliar o número de combinações. A expansão para o restante do país tem como objetivo padronizar as discagens para telefonia móvel e evitar confusões.
A medida será necessária independente de a ligação estar sendo feita a partir de um celular ou de um telefone fixo. Pessoas de qualquer lugar do Brasil que liguem para celulares dessas áreas terão que digitar o 9 antes dos oito números da linha.
Segundo a Anatel, após 2 de novembro, as ligações sem o nono dígito para essas localidades ainda serão completadas por um tempo determinado. Uma mensagem de voz vai orientar as pessoas sobre a nova forma de discagem. Depois desse prazo, as chamadas com oito dígitos não vão ser mais concluídas.
Cronograma da expansão
Após a implementação nos estados do AM, AP, MA, PA e RR, a Anatel planeja expandir o nono dígito para Minas Gerais e estados do Nordeste (até o fim de 2015) e para as regiões Sul, Centro-Oeste e os estados do Acre, Rondônia, e Tocantins (até o final de 2016).

Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário