Brasil Novo Notícias: Bairros em Altamira estão sem água há mais de 15 dias

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bairros em Altamira estão sem água há mais de 15 dias

Cosanpa diz que está executando serviços para melhorar abastecimento. Moradores precisam ir até outros bairros andando para pegar água.

Moradores de alguns bairros de Altamira, no sudoeste do Pará, estão sem água há mais de 15 dias. Em algumas regiões do município, quando a água chega às torneiras, está em condições inapropriadas para o uso.
Dona Francisca não tem água nas torneiras de casa há mais de uma semana. Ela mora no bairro Brasília e tem que se virar para conseguir fazer as tarefas domésticas. "A gente tem que enfrentar, ir abastecendo dos poços para poder manter em casa. Eu não consigo ter muita água. Estou esperando pela chuva para ariar meus alumínios".
No bairro Liberdade, a situação é diferente, quando a água chega às torneiras está suja e imprópria para o consumo. "A situação está feia demais para nós, a água não tem condições nem de fazer comida", afirma Josué.
Segundo a Cosanpa, o problema da água em Altamira seria por causa do crescimento populacional com as obras de Belo Monte, e por serviços de saneamento que estão sendo executados para tentar melhorar o abastecimento de água na cidade.
As obras começaram em 2009 e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, que está entre as condicionantes para a construção da usina hidrelétrica. O objetivo é levar água tratada para 22 bairros da cidade, onde cerca de 10 mil pessoas devem ser beneficiadas. A conclusão das obras está prevista para junho de 2014.
"Hoje, Altamira está numa situação crítica de abastecimento. Nós estávamos preparados para um determinado número de população, e com esta questão da barragem de Belo Monte, da hidrelétrica, em dois anos essa população mais que triplicou. Hoje, nós temos dois projetos, um é o do PAC e o outro é condicionante da usina", afirmou Fernando Augusto, gerente da Cosanpa.
"A gente sofre, tem criança pequena e não tem água para beber porque aqui, quando a gente quer água, tem que ir lá na Liberdade, e tem que botar balde na cabeça, porque condição para comprar água mineral a gente não tem", afirma a dona de casa Maria Ivone.

Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário