O
asfalto foi recém construído por empresas que venceram licitações
do governo federal, os trabalhos foram acompanhados pelo DNIT –
Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, na BR-230 a
Transamazônica, no trecho que compreende cerca de 80km entre as
cidades de Altamira e Medicilândia na região Sudoeste do Estado do
Pará, porém essa área apresenta uma série de problemas na pista,
muitos trechos precisam de reparos ou reconstrução da camada
asfáltica, é o que acontece a 1km de Brasil Novo, carretas estão
precisando ser puxadas por tratores para vencer um desvio de 500
metros que está com ladeira mais íngreme que o normal e obriga os
motoristas a parar no meio da estrada.
Neste
sábado (26), uma carreta ficou mais de 12 horas aguardando ajuda
para sair no local, até que um trator cobrando o valor de R$50,00
(cinquenta reais), retirou a carreta da ladeira. O motorista que não
quis se identificar apenas reclamou dos nove desvios que tem apenas
entre Medicilândia e Altamira.
Outro
problema na BR230 são os danos no asfalto, no km 85, além de um
desvio em situação precária de tráfego, as depressões no asfalto
têm causado inúmeros acidentes, crateras pouco sinalizadas também
geram quedas de motociclistas, em maio um condutor morreu depois de
despencar na estrada interditada durante uma madrugada de chuva.
Além
do problema da trafegabilidade, ainda tem os assaltos que aumentam a
cada dia nesta região da rodovia federal, é que os assaltantes se
aproveitam das condições da via e a baixa velocidade dos veículos
para abordar condutores e realizar assaltos, deixando a população
refém dentro do próprio veículo. Até que haja uma obra que
realmente garanta uma transamazônica asfaltada e trafegável em toda
sua extensão, os moradores do Sudoeste do Pará terão que ter muita
paciência ao transitar por ela.
NOTA
Em
Nota, a Superintendência Regional do DNIT em Altamira, informou que
já tem conhecimento das patologias nos trechos mencionados na
reportagem, que as empresas responsáveis pelos trabalhos nesta parte
da rodovia já estão mobilizadas e devem retomar os trabalhos a
partir da segunda quinzena de Julho/2017, o DNIT acrescentou ainda
que no caso dos desvios, já existe uma mobilização mais ágil para
garantir uma melhor trafegabilidade nesses pontos em específico.
Texto
e Fotos: Felype Adms
Fonte: Xingu230
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