Brasil Novo Notícias: BELO MONTE INICIA PRODUÇÃO DE ENERGIA NA SEXTA UNIDADE GERADORA

segunda-feira, 24 de julho de 2017

BELO MONTE INICIA PRODUÇÃO DE ENERGIA NA SEXTA UNIDADE GERADORA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o início da geração comercial da sexta unidade geradora da Casa de Força Principal de Belo Monte. Com a autorização, Belo Monte já é uma das três maiores geradoras de energia do Brasil.
Estão sendo instaladas 18 unidades geradoras em Belo Monte, tipo Francis, e a nova turbina em operação acrescenta mais 611,1 MW à capacidade instalada da hidrelétrica, que passa a ser de 3,8 mil MW. Com a nova unidade geradora, a UHE Belo Monte ultrapassa a capacidade de grandes hidrelétricas brasileiras, como Jirau, em Rondônia, cuja produção máxima chega a 3,7 mil MW.
Quando estiver funcionando na sua potência total, Belo Monte terá 11.233,1 MW em capacidade instalada, dos quais 11 mil MW serão produzidos na Casa de Força Principal e 233,1 MW, na Casa de Força Complementar, já concluída, em Pimental, onde o rio Xingu foi barrado. Dessa forma, o complexo hidrelétrico já opera comercialmente com 12 das 24 turbinas projetadas, sendo seis no Sítio Belo Monte e seis em Pimental, que opera com turbinas tipo Bulbo.
Belo Monte contribuirá com o sistema elétrico brasileiro dispondo de energia suficiente para beneficiar 60 milhões de pessoas em todo o Brasil. Setenta por cento da energia de Belo Monte já foi comercializada em 2010, por meio de leilão, para 17 estados brasileiros. O restante está disponível para o mercado livre e para empresas autoprodutoras acionistas do empreendimento.
As informações são da Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário