Brasil Novo Notícias: Greve dos bancários começa nesta terça-feira no Pará

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Greve dos bancários começa nesta terça-feira no Pará


Os bancários defiram ontem (29), às 19 horas, em assembleia da categoria, a organização da greve geral que inicia-se hoje, aprovada em todo o País desde a semana passada. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) tentou evitar a paralisação e enviou uma última proposta no sábado (27), que foi rejeitada ainda na mesa de negociação, mas será votada em assembleias por todo o Brasil antes da deflagração da greve. Funcionários de bancos públicos e privados devem aderir ao movimento.

A greve foi votada na última quinta-feira (25) em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá. Os trabalhadores decidiram por unanimidade apoiar a proposta de greve geral a partir de hoje. A assembleia de ontem, que seria apenas organizativa, ganhou novo significado com o surgimento da última proposta da Fenaban, em mesa de negociação realizada no último sábado (27) em São Paulo, onde a instituições financeiras elevaram o reajuste de 7% a 7,35% para os salários, enquanto o aumento no piso da categoria foi de 7,5% para 8%.

O avanço foi considerado insuficiente pela categoria ainda durante a mesa, porém, por motivos legais, a proposta precisa ser oficialmente rejeitada em assembleia para que a greve ocorra. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 12,5%, ampliação na Participação nos Lucros e Resultados das empresas (PLR), mais investimentos em segurança e medidas de prevenção contra assaltos e sequestros, contratação de mais bancários e abertura de novas agências, redução de juros e tarifas, combate efetivo ao assédio moral e fim das metas abusivas, Plano de Cargos e Salários em todos os bancos, dentre outras questões.
“Construiremos uma forte greve nacional, por tempo indeterminado, em busca de mais salários, mais segurança, emprego, saúde e igualdade de oportunidades. Vamos fortalecer a unidade nacional dos bancários e mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras, nos bancos públicos e privados, para juntos derrotarmos a ganância dos banqueiros e garantir os avanços necessários para nossa categoria”, disse a presidente do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, Rosalina Amorim.

NACIONAL

Novas reuniões serão feitas hoje à noite em todo o País para organizar a greve, conforme a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Os bancários planejam protestos em frente a sede do Banco Central, em Brasília, e nas representações da autoridade monetária no dia 2 de outubro. As informações são do Portal G1.

Os estados em que sindicatos decidiram aderir à greve na última quinta-feira foram, além do Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pará, Roraima, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

No ano passado, os trabalhadores do setor promoveram uma greve de 23 dias, que foi encerrada após os bancos oferecerem reajuste de 8%, com ganho real de 1,82%. A duração da greve na época fez a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pedir um acordo para o fim da paralisação, temendo perdas de até 30% nas vendas do varejo do início de outubro.

ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário