Brasil Novo Notícias: Brasil Novo - Jovens da comunidade Cacaulândia investem em Horticultura.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Brasil Novo - Jovens da comunidade Cacaulândia investem em Horticultura.



Alencar Lima e Joabe Pires são os jovens responsáveis em desenvolver um projeto de fomento das atividades de horticultura na comunidade Cacaulândia em Brasil Novo

 
Jovens da comunidade Cacaulândia em Brasil Novo estão investindo no cultivo de hortaliças e garantindo renda á toda comunidade é a nossa homenagem ao dia do produtor rural que foi comemorado no último dia 25.
Dois jovens e uma responsabilidade, cultivar cerca de 42 mil pés de hortaliças, entre alface, cebola em palha e couve. Alencar Lima e Joabe Pires são os jovens responsáveis em desenvolver um  projeto de fomento das atividades de horticultura na comunidade Cacaulândia em Brasil Novo, há 41 km da sede de Altamira. Alencar de apenas 15 anos é considerado um pequeno produtor rural, ele nos fala como surgiu à ideia de cultivar hortaliças na região.
Com  aquisição de um micro trator os jovens pretendem ampliar as áreas protegidas para produção de mais hortaliças, “trabalhar em contato com a natureza também é importante”, diz Joabe Pires de 17 anos.
Foto: Blog siddy souza
Jovens, porém bastante experientes Alencar e Joabe nos mostrou o inicio de todo o processo de produção das hortaliças orgânicas, desde de a composição da terra com o adubo, até o processamento de mudas.
A produção de mudas pode ser feita em pequenos copos descartáveis, mas, também poderia ser de bandejas de isopor, os produtores rurais diz que o uso do copinho facilita a semeadura e o manuseio das mudas; permitir o controle sanitário e nutricional; a dificuldade mesmo é no transporte para o local definitivo. Na área há uma estrutura de proteção para a produção das mudas que é coberta com plástico apropriado. O local possui temperatura elevada e baixa umidade relativa. Após falarmos um pouco de parte do trabalho dos pequenos produtores da Cacaulândia.  A satisfação em ouvir deles o prazer em ajudar na economia da região transamazônica e Xingu, já que os produtos são comercializados para grandes empresas.
Foto: Blog siddy souza
  
O objetivo da reportagem em homenagem ao dia do produtor rural comemorado no último dia 25,foi mostrar que a produção de diversos produtos em nossa região está sendo constante  e está garantindo o abastecimento local e regional.

Comentário: Não é novidade dizer que enquanto o Brasil têm apenas 10,9% dos jovens entre 18 e 24 anos matriculados em Instituições de Ensino Superior, nossa vizinha, a Argentina, apresenta uma porcentagem de 48%,lendo uma noticia sobre o tema  produção agrícola, pude me informar sobre estatísticas do ministério da educação no brasil que os jovens vem se dedicando cada vez mais e melhorando a economia do país sem precisar abandonar o meio rural, a reportagem que acabamos deproduzir é um exemplo disso.
Por: Sidalécio Souza com imagens de Márcio Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário