Brasil Novo Notícias: Carteira de Identidade no Pará terá agendamento eletrônico

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Carteira de Identidade no Pará terá agendamento eletrônico

Escrito por Valéria Furlan  



CivilConsiderado o pioneiro pela forma gratuito de emitir a primeira via da Carteira de Identidade há cerca de 99 anos, o Estado do Pará também sai na frente no agendamento eletrônico. A Diretora de Identificação Enéas Martins, da Polícia Civil, informou que o agendamento da expedição do documento de identidade pode ser feito por telefone ou pela internet.
O atendimento é feito no horário marcado. Não há necessidade de filas. Existem duas alternativas para solicitar o agendamento eletrônico: pelo site www.policiacivil.pa.gov.br, onde o solicitante receberá o número do protocolo via e-mail, após preencher um formulário; ou pelo o Call Center, onde o número do protocolo é fornecido pelo atendente.
O atendimento por telefone funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelos números 4006-9002, 4006-9020 ou 4006-9046. O serviço de agendamento e emissão de Carteira de Identidade é gratuito. Para ser atendido com hora marcada é necessário apresentar o número do protocolo e a documentação exigida, como certidão de nascimento.
Desde que começou a ser emitida no Pará, há 99 anos, a primeira via da carteira de identidade não é cobrada. Quem afirma é o papiloscopista Ricardo de Paula, responsável pela A prática paraense, a partir de agora, será estendida a todo território nacional. Através de lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no dia 19 deste mês, no Diário Oficial da União.
Segundo a lei, a segunda via do documento, no entanto, poderá ser cobrada. O que também já ocorre no Pará. No Estado, para a expedição da segunda via da carteira de identidade é cobrado uma taxa de R$ 31,65. O valor é reajustado anualmente com base em cálculos feitos pela Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa).
O processo tradicional (sem agendamento) continua funcionando normalmente. A distribuição de senhas começa às 7h30. Veja a lista completa de postos e endereços no link 'identificação', localizado na lateral esquerda do site www.policiacivil.pa.gov.br.
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário