Considerado
o pioneiro pela forma gratuito de emitir a primeira via da Carteira de
Identidade há cerca de 99 anos, o Estado do Pará também sai na frente no
agendamento eletrônico. A Diretora de Identificação Enéas Martins, da
Polícia Civil, informou que o agendamento da expedição do documento de
identidade pode ser feito por telefone ou pela internet.
O atendimento é feito no horário
marcado. Não há necessidade de filas. Existem duas alternativas para
solicitar o agendamento eletrônico: pelo site
www.policiacivil.pa.gov.br, onde o solicitante receberá o número do
protocolo via e-mail, após preencher um formulário; ou pelo o Call
Center, onde o número do protocolo é fornecido pelo atendente.
O atendimento por telefone funciona de
segunda a sexta, das 8h às 18h, pelos números 4006-9002, 4006-9020 ou
4006-9046. O serviço de agendamento e emissão de Carteira de Identidade é
gratuito. Para ser atendido com hora marcada é necessário apresentar o
número do protocolo e a documentação exigida, como certidão de
nascimento.
Desde que começou a ser emitida no Pará,
há 99 anos, a primeira via da carteira de identidade não é cobrada.
Quem afirma é o papiloscopista Ricardo de Paula, responsável pela A
prática paraense, a partir de agora, será estendida a todo território
nacional. Através de lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e
publicada no dia 19 deste mês, no Diário Oficial da União.
Segundo a lei, a segunda via do
documento, no entanto, poderá ser cobrada. O que também já ocorre no
Pará. No Estado, para a expedição da segunda via da carteira de
identidade é cobrado uma taxa de R$ 31,65. O valor é reajustado
anualmente com base em cálculos feitos pela Secretaria de Estado da
Fazenda do Pará (Sefa).
O processo tradicional (sem agendamento)
continua funcionando normalmente. A distribuição de senhas começa às
7h30. Veja a lista completa de postos e endereços no link
'identificação', localizado na lateral esquerda do site
www.policiacivil.pa.gov.br.
Fonte: RG 15/O Impacto
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