Brasil Novo Notícias: A lista de impugnados no Pará traz ao todo 524 nomes

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A lista de impugnados no Pará traz ao todo 524 nomes

Escrito por Valéria Furlan


eleiçoes 2012A Justiça Eleitoral do Pará divulgou na sexta-feira (20) a relação completa dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que tiveram seus pedidos de registro de candidaturas impugnados no Pará. A lista traz ao todo 524 nomes, sendo destes 77 candidatos a prefeito no interior do Estado. Um total de 96 municípios paraenses consta na lista - nos demais, não foram registradas impugnações. Em Belém, foram ajuizadas ações de impugnação contra três candidatos à prefeitura: Anivaldo Vale (PR), Sérgio Pimentel (PSL) e Edmilson Rodrigues. Também em Belém, o vice de Edmilson, Jorge Panzera (PSTU), também teve a candidatura questionada, assim como o candidato a vereador Antônio José Garcia Viana. O pedido de impugnação não indica o cancelamento da candidatura - todas as ações ainda dependem da sentença do juiz eleitoral. O município que registrou maior número de impugnações foi Trairão, com 55 nomes na lista. Na contramão, alguns municípios, como Abaetetuba e Bragança, registraram apenas uma impugnação. O balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) não detalha os autores das impugnações. De acordo com a lei eleitoral, a Justiça tem até o dia 5 de agosto para julgar todas as ações e deferir ou indeferir as impugnações. Depois disso, abre-se um prazo para recursos, que vai até 23 de agosto.

Campanhas - O procurador regional eleitoral do Pará, Igor Nery, explica que a impugnação pode partir tanto do Ministério Público – por meio dos promotores eleitorais de cada município - ou candidatos, partidos e coligações. Ele lembra que a impugnação não impede que os candidatos continuem suas campanhas eleitorais, pois ainda precisam ser julgadas procedentes ou improcedentes pela Justiça Eleitoral. 'A Justiça, agora, terá que avaliar cada caso e decidir se defere ou não a impugnação', detalha o procurador. Segundo Nery, as ações de impugnação podem ter diversos fundamentos, entre eles a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), falhas na apresentação de documentos exigidos pela lei para o registro de candidatura, débitos com a Justiça Eleitoral, entre outros.

Belém - A Justiça Eleitoral disponibilizou apenas detalhamento das ações de impugnação ajuizadas em Belém. Segundo o balanço, das cinco impugnações na capital, duas partiram do Ministério Público Eleitoral: contra os candidatos Antônio José Garcia Vianna e Sérgio Pimentel. Segundo o MP, Vianna teve as contas rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e Pimentel, pelo TCU (Tribunal de Contas da União). A candidata a vereadora Rode Inês da Conceição Barbosa também ofereceu uma ação de impugnação contra Pimentel alegando que ele não apresentou a certidão criminal da Justiça Federal. Rode também ajuizou uma ação contra o candidato Anivaldo Vale (PR), informando ausência de quitação eleitoral por parte do candidato. Edmilson Rodrigues (PSOL) e o vice, Jorge Panzera, foram alvo de ação de impugnação de autoria da coligação 'Juntos pra fazer melhor', liderada pelo PMDB. O motivo seria a não apresentação de atas de convenção digitadas e assinadas e ausência de quitação eleitoral nos autos do candidato a prefeito.

Defesas com questionamentos foram apresentadas esta semana - Anivaldo Vale informou ontem que já apresentou contestação junto à Justiça refutando a impugnação. Ele afirma que o processo a que se refere a ação ainda não transitou em julgado e, por isso, não haveria como ele estar em débito com a Justiça Eleitoral. A advogada Valéria Fidelis, da coligação 'Belém nas mãos do povo', de Edmilson Rodrigues, afirmou que todos os documentos necessários foram apresentados dentro do prazo legal, e que já foi apresentada contestação à Justiça. 'A ação de impugnação contra Edmilson foi protocolada fora do prazo legal, mas como a juíza não indeferiu de pronto, já apresentamos a defesa, com todos os documentos anexados', esclareceu. A assessoria jurídica de Sérgio Pimentel afirmou que ele continua candidato enquanto estiver dentro do prazo de defesa. Segundo a nota, os advogados ingressaram na última quinta-feira com peça de defesa que questiona o pedido de impugnação. A defesa argumenta que o candidato entregou toda a documentação necessária para o registro de candidatura, 'uma vez que a legislação eleitoral em vigor estabelece que, na falta de qualquer documento, este deve ser providenciado no prazo de 72 horas após a notificação para a apresentação do referido documento'.

Dois desistem de concorrer a vereador - Dois candidatos a vereador em Belém desistiram da disputa eleitoral. Cleverson Melo das Neves e Adrielly de Oliveira Costa renunciaram às suas respectivas candidaturas, conforme pedido apresentado à juíza Maria Vitória Torres do Carmo, presidente da 76ª Zona Eleitoral, os quais foram deferidos pela magistrada e publicados ontem no Cartório Eleitoral dessa ZE. Cleverson Neves era candidato à Câmara Municipal de Belém (CMB) pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), que integra a coligação 'União em defesa de Belém', cujo candidato a prefeito de Belém é o deputado federal Zenaldo Coutinho (PDSB). Adrielly Costa era candidata pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), também pela coligação 'União em defesa de Belém'.

Fonte: Jornal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário