Brasil Novo Notícias: ELEITOR É O PRINCIPAL FISCALIZADOR DE CAMPANHAS ELEITORAIS

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ELEITOR É O PRINCIPAL FISCALIZADOR DE CAMPANHAS ELEITORAIS


O eleitor é o personagem central do processo eleitoral e deve desempenhar papel decisivo na fiscalização das eleições. Segundo o secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o juiz Carlos Henrique Braga, apesar de a Justiça Eleitoral estar presente em todo o território nacional, não consegue estar ao mesmo tempo nos 5.568 municípios onde serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no próximo dia 7de outubro. O eleitor deve acompanhar os passos dos candidatos e colaborar para a seriedade do pleito. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o município de Brasil Novo tem 12.541 eleitores.
Por exemplo, é proibido algumas ações para propagandas visuais nestas eleições por exemplo se o eleitor vir um cartaz colado em uma árvore em área pública ou sem a devida autorização do proprietário o eleitor já pode acionar a Justiça Eleitoral. 

Também é proibida a colocação de adesivos ou cartazes em táxis, ônibus e veículos de aluguel isso é proibido, pois esses veículos são de uso comum, e depende de concessão ou autorização do poder público para o seu funcionamento de acordo com o art. 37, da Lei 9.504/97. Pequenos cartazes em lojas, bares ou restaurantes é proibido por serem locais de uso público. Artistas de Rádio ou Televisão podem participar da campanha de candidatos desde que não haja qualquer remuneração.

O dia da Eleição é o dia do eleitor, por isso ele deve ser repeitado e protegido para exercer seu voto com consciência e segurança.
Nestas eleições diga não à boca de urnas.
       
As denuncias deverão ser encaminhadas ao juiz eleitoral do município que é responsável para receber as denúncias e aplicar as penalidades. Além dos canais disponíveis no âmbito da Justiça eleitoral como o site do TSE www.tse.gov.br que disponibiliza diversos serviços aos eleitores, o cidadão também pode fazer denúncias às polícias Civil e Militar em qualquer município do Brasil.

Para saber o que pode ou não durante a campanha eleitoral, acesso o link:

Por: Valdemídio silva
Equipe Popular FM
Fonte:  www.tse.gov.br e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário