Brasil Novo Notícias: Plantão: Belo Monte - Índios Juruna continuam mantendo reféns em aldeia na Volta Grande do Xingu.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Plantão: Belo Monte - Índios Juruna continuam mantendo reféns em aldeia na Volta Grande do Xingu.


Projeto Belo Monte

Escrito por Valéria Furlan    

Após mais de 24 horas, treze pessoas ainda continuam sendo mantidas reféns por índios da etnia Juruna, na aldeia Muratu, localizada na região da Volta Grande do Xingu, em Altamira. Entre os reféns, dois são funcionários da empresa Norte Energia S/A, de Brasília – DF, três são pilotos de voadeira, duas são cozinheiras e os demais são funcionários de uma empresa terceirizada.
De acordo com uma liderança indígena, o que motivou os índios a tomarem essa atitude foi o não cumprimento de alguns acordos firmados com a presidência da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu, durante a reunião que aconteceu no último dia 09 de julho em Altamira.
Os reféns foram rendidos na aldeia na manhã desta terça-feira (24) quando faziam uma apresentação sobre Sistema de Transposição do Rio Xingu, ou seja, como ficará a travessia das embarcações depois que a barragem for construída.
A Funai informou que está em contato com os indígenas e com os demais envolvidos, buscando alcançar rapidamente uma solução para o impasse. Até agora apenas duas Promotoras, do Ministério Público, e um cinegrafista, de uma produtora contratada pela empresa para registrar a reunião, foram liberados pelos indígenas e voltaram para Altamira ainda na tarde de ontem.
Apesar das imagens da reunião, feitas pela produtora contratada pela empresa, já terem sido veiculadas exclusivamente em um canal de TV local, a Assessoria de Comunicação da Norte Energia S/A disse que por enquanto não vai se manifestar sobre o assunto.
Texto: Valéria Furlan e Wilson Soares (WD Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário