Brasil Novo Notícias: Em Altamira é possível fazer doação de órgãos no Hospital Regional Público da Transamazônica.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Em Altamira é possível fazer doação de órgãos no Hospital Regional Público da Transamazônica.

Foto: Blog siddy souza
Todo mundo sabe que a doação de órgãos é um ato de solidariedade , quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e pode devolver a alegria de uma pessoa que já esta há muito tempo na fila de espera por um órgão. Altamira Conta com uma comissão interior hospitalar de doações e transplantes de Órgãos, no Hospital Regional Público da Transamazônica.
O Brasil é o segundo maior país do mundo em número de transplantes por ano. Mais de 90% desses transplantes são feitos pelo Sistema Único de Saúde o (SUS) e 80% resultam com sucesso.
Em Altamira o Hospital Regional possui um sistema de doação de órgão o CNCDO. O médico nefrologista Eduardo Anjos, do Hospital da cidade explicou a nossa equipe de reportagem que  para  doar não  é necessário deixar nada por escrito, mas sim comunicar a família.
O regional realiza campanhas desde de 2008 na cidade e  passa para população informações sobre doenças renais ,hipertensões e diabetes, uma forma de prevenir as pessoas para  que um dia não venham a terem a necessidade  de uma doação .
O CNCDO trabalha em parceria com as CIHDOTes  dos hospitais no processo de captações de órgãos e  orientando as famílias   levando informações nas escolas. Devido a falta de recursos tecnológicos existe uma parceria com a SESPA para receber um apoio com novos computadores  
Um trabalho realizado pelos  Psicólogos do hospital e  voluntários levam  alegria para os doentes.
Foto: Blog siddy souza
Em meio a dezenas de pessoas que estão aguardando por um transplante, está dona Maria Olinda que  espera receber  uma doação de órgão desde de 2007   .
Apesar das dificuldades com a saúde, dona Olinda transmite alegria á todos e tem fé  de receber o órgão.
Por:  Geane Cerqueira e  Sidalécio Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário