Brasil Novo Notícias: Com a greve dos servidores, crise no IFPA agrava

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Com a greve dos servidores, crise no IFPA agrava

Escrito por Valéria Furlan     
 
 
Crise no IFPAO Instituto Federal do Pará (IFPA) passa por um momento de crise nos últimos meses. Além da prisão do reitor da instituição, Edson Ary, na semana passada, os docentes e técnicos-administrativos da instituição resolveram entrar em greve desde o último sábado (30), fortalecendo ainda mais o movimento dos servidores públicos federais de todo o país, que também estão com as atividades paralisadas. O IFPA possui 12 campi no interior do Estado.
A diretoria do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe/PA) já protocolou o edital de greve na reitoria do IFPA, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, no dia 27 de junho. Na próxima quarta-feira (4), às 10h, o sindicato realizará uma Assembleia Geral, no auditório do Campus Belém, para discutir as próximas ações da categoria. Entre as pautas, estão a agenda de greve, o funcionamento de serviços essenciais durante o movimento, a escolha do representante do Comando Geral de Greve e possíveis atos públicos.
Entre as reivindicações dos servidores estão reajuste de 22,08% (referente à inflação e variação do PIB desde 2010), em conjunto com uma política salarial permanente, com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações. Os servidores também pedem a implementação de negociação coletiva no setor público, com definição de data-base e o cumprimento, por parte do governo, dos acordos firmados e não cumpridos.
Enquanto isto, o IFPA permanece sem reitor. A prisão de Edson Ary e mais três diretores do Instituto apenas realçou a pauta de reivindicações dos docentes e técnicos-administrativos. De acordo com um dos diretores do Sinasefe-Pa, Reginaldo Pinheiro, as denúncias de peculato e fraudes em licitações já faziam parte das discussões. "Apenas era mais um ponto a ser discutido em nossas assembleias", disse Reginaldo.
O Ministério da Educação ainda não se pronunciou sobre a prisão dos diretores e reitor. Até o dia 30 de setembro deste ano, os servidores do IFPA pretendem ter uma resposta sobre a nova direção da instituição de ensino, já que o mandato do último reitor terminaria nesta data. Até o a resposta do MEC, a eleição para reitor e diretores gerais estão suspensas.
Em Brasília, representantes do sindicato nacional já solicitaram uma audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para que a questão eleitoral da direção do IFPA seja resolvida o mais breve. A categoria aguarda uma resposta da assessoria do ministro.
A paralisação dos servidores públicos federais segue a agenda nacional de greve.

Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário