segunda-feira, 9 de julho de 2012
Belo Monte: Índios e Norte Energia tentam novo acordo
Índios que ocupam um dos canteiros de obras de Belo Monte (PA), estão nesse momento (manhã do dia 09-07) reunidos novamente com a diretoria da Norte Energia S/A. O objetivo desse novo encontro, que acontece na sede da ACIAPA, é para se chegar a um acordo em relação as reivindicações que os índios exigem para deixar a ensecadeira (espécie de barragem provisória feita de terra, pedra e areia) do Sítio Pimental, ocupada ha mais de 20 dias.
A expectativa da reunião é que a empresa responsável pela construção e operação da usina de Belo Monte, apresente aos indígenas a relação do que pretende atender da extensa lista de reivindicações que foi entregue no primeiro encontro que aconteceu no dia 28 do mês passado. Entre os pedidos dos índios estão: estradas, carros de passeio, carro de luxo, ambulância, maquinários, pistas de pouso, melhorias nos setores da saúde e educação indígena além de uma poupança que varia de 3 a 5 milhões para cada uma das 31 aldeias, que ficam ao longo do Rio Xingu.
O presidente da empresa Carlos Nascimento, na primeira reunião se comprometeu a cumprir que está previsto no PBA (Plano Básico Ambiental), e pediu um prazo até o dia de hoje para analisar as outras reivindicações.
A qualquer momento nós divulgaremos novas informações sobre a reunião.
Texto: Wilson Soares (WD Notícias)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário