Brasil Novo Notícias: Norte Energia se pronuncia sobre os Engenheiros que ficaram reféns de Índios Jurunas.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Norte Energia se pronuncia sobre os Engenheiros que ficaram reféns de Índios Jurunas.

Acompanhe a informação na Íntegra.
Por volta das 11h00 da manhã de hoje, a Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, recebeu os dois engenheiros que foram mantidos reféns na aldeia Muratu, na terra Paquiçamba, localizada na Volta Grande do Xingu (Pará). Um funcionário, dos três retidos pelos índios, foi libertado ontem à noite.
Em 23 de julho de 2012, três técnicos, sendo um engenheiro da própria empresa e dois de prestadoras de serviço (PCE Engenharia e Leme Engenharia), se dirigiram à aldeia para expor, de maneira absolutamente pacífica, o Sistema de Transposição de Embarcações, localizado no sítio Pimental, no Rio Xingu. Este sistema começa a ser construído nos próximos meses e sua operação está prevista para novembro. De maneira surpreendente, esses três funcionários foram impedidos de deixar a aldeia. Os índios solicitaram uma resposta às demandas apresentadas na reunião do dia 10 de julho deste ano. Ou seja, há pouco mais de duas semanas.
A Norte Energia S.A. repudia esse sequestro porque todos os acordos serão cumpridos, conforme o que ficou combinado na última reunião do dia 10 de julho. A população indígena da região de influência da hidrelétrica está sendo atendida por meio de ações pontuais e pelo Projeto Básico Ambiental (PBA) do componente indígena.
A Norte Energia S.A. agradece o apoio do Governo Federal e a confiança nela depositada por suas empresas contratadas, PCE Engenharia e Leme Engenharia, que acreditaram no êxito das negociações presididas por ela.
Assessoria de Imprensa - Norte Energia S.A.
Usina Hidrelétrica Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário