Brasil Novo Notícias: Aneel autoriza aumento de 13% na tarifa de energia do Pará

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Aneel autoriza aumento de 13% na tarifa de energia do Pará


Na última terça-feira (31), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autorizou o reajuste nas tarifas de energia em todo o Pará. Segundo a Agência, no Estado, cerca de 1,83 milhões de consumidores em 143 municípios, serão afetados pela nova tarifa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos no Pará, o aumento vale para consumidores residenciais e empresariais, e ficou em média de 13% mais cara. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (1º).

A Rede Celpa deverá cobrar dos consumidores residenciais, um aumento de 7,49%, valor este que, ainda com base nos dados divulgados pelo Dieese no Pará, é menor que o reajuste em Agosto de 2010, que foi de 10,94%.

Ainda de acordo com o Diesse, cerca de 14,9% será acrescido na tarifa dos consumidores empresariais, valor maior que o de Agosto/2010 que foi de 10,47%. A pesquisa aponta que o reajuste da tarifa para residências e empresas, é quase o dobro da inflação dos últimos 12 meses que é de 5,42%.

Sobre o reajuste - A Celpa só poderá começar a cobrar estes valores quando ela comprovar as obrigações intrassetoriais da empresa e quitar uma dívida com a União que é de R$ 120 milhões. De acordo com a concessionária, acredita-se que este valor deverá ser pago até o próximo dia 7 deste mês.

Nova audiência - Nesta quinta-feira (2), a Aneel realizará uma nova audiência pública em Belém, pois a Agência pretende ouvir opiniões e sugestões dos usuários sobre os serviços prestados pela Celpa.

A audiência será no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPa), às 8h e está aberta ao público em geral.

ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário