Brasil Novo Notícias: Regivaldo Galvão, Acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Dorothy Stang, já está em liberdade.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Regivaldo Galvão, Acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Dorothy Stang, já está em liberdade.


O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão está livre das grades da carceragem Centro de Recuperação Regional de Altamira. Galvão, condenado a 30 anos de prisão pela morte da missionária Dorothy Stang em 2005, deixou as dependências do Centro de Recuperação Regional de Altamira por volta das 15h desta quarta-feira (22) ele estava preso em Altamira desde setembro de 2011, ao se apresentar espontaneamente à polícia. Regivaldo ganhou a liberdade através de habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal terça-feira (21).

De acordo com o advogado de Regivaldo, Jânio Siqueira, o STF entendeu que a prisão do fazendeiro foi baseada no fato do tribunal do júri haver concluído pela culpa provisória do acusado, esquecendo que a sentença condenatória só poderia ter sido executada quando não houvesse mais recursos pendentes da defesa contra a condenação de Regivaldo.
Com Regivaldo Galvão, foram julgados e condenados ainda outros quatro acusados de participação no caso. Todos condenados a penas que variam de 17 a 27 anos de reclusão.

O caso

A missionária norte-americana Dorothy Stang foi morta a tiros em 12 de fevereiro de 2005, no município de Anapu (PA). Segundo a Promotoria, o que levou motivou o assassinato da missionária foi fato de ela defender a implantação de PDS (Projeto de Assentamentos Sustentáveis) para trabalhadores rurais em áreas de terras públicas que estavam sendo reivindicadas por fazendeiros e madeireiros da região.
Regivaldo Pereira Galvão, que era um dos fazendeiros que reivindicava terras na área do PDS onde a missionária foi assassinada, foi condenado a 30 anos reclusão no dia 30 de abril de 2010. O juiz Raimundo Alves Flexa, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, decretou a prisão preventiva do réu.

Uma liminar desembargadora Maria de Nazaré Gouvêa beneficiou Regivaldo da a aguardar o julgamento do recurso de apelação em liberdade provisória. Essa decisão foi confirmada ainda em junho de 2010, pelas Câmaras Criminais Reunidas do Pará, e no mês de maio de 2012 pelo Superior Tribunal de Justiça.

A Pastoral da Terra do Pará e a promotoria que atuou no julgamento sobre a morte da missionária americana Dorothy Stang lamentaram a decisão do ministro Marco Aurélio de Melo, do Supremo Tribunal de Federal (STF), que concedeu liberdade provisória a Reginaldo Pereira Galvão.

O padre Paulo Joanil Silva declarou que assim como a Comissão Pastoral da Terra, entidades de Direitos Humanos, o comitê Dorothy, a população que se sente atingida por este crime e pela violência em Anapú, a consciência nacional e internacional receberam a notícia com profunda indignação. Já O promotor que atuou no caso se diz surpreso com a decisão do STF. 

Por: Valdemídio Silva
Fonte// G1 PA
Fotos// Altamira Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário