Brasil Novo Notícias: Norte Energia e Cosanpa garantem água e esgoto em Altamira

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Norte Energia e Cosanpa garantem água e esgoto em Altamira

A Norte Energia e a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) assinaram um Termo de Compromisso que prevê o início da construção do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário na cidade de Altamira. Hoje, a cidade localizada na região sudoeste do Pará apresenta cerca de 18% de redes de água e não possui rede de esgoto.
O compromisso da Norte Energia de construir o sistema de abastecimento de água e das redes de coleta de esgoto com o devido tratamento dos resíduos em Altamira faz parte das condicionantes que integram a Licença de Instalação da obra, expedida em junho de 2011 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), com a anuência da Agência Nacional de Águas – ANA. O prazo para término das obras não vai ultrapassar o início da geração de energia pela usina, ou seja, fevereiro de 2015, de acordo com os compromissos estabelecidos no Projeto Básico Ambiental (PBA).
Por isso, no Termo de Compromisso está prevista uma data limite de três anos para construção de todo o sistema que será operado pela Cosanpa assim que terminarem as obras. A Norte Energia, entretanto, deve executar integralmente e fiscalizar todas as etapas do projeto em sintonia com a Cosanpa. Foi constituído um Conselho Executivo composto por quatro representantes, dois da Norte Energia e dois da Cosanpa que aprovará o Plano de Trabalho.
O diretor de Engenharia e Construção da Norte Energia, Antônio Kelson, afirmou que o cumprimento desta condicionante "é singular no sentido de melhorar a qualidade de vida para a população de Altamira que terá água tratada e recolhimento de esgoto, acarretando mais saúde. Assim sendo, nos sentimos gratificados em resgatar esta dívida social."

Fonte: blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário