Brasil Novo Notícias: Concurso da Polícia Militar tem mais de 4 mil faltosos na primeira etapa

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Concurso da Polícia Militar tem mais de 4 mil faltosos na primeira etapa


A primeira etapa do concurso público da Polícia Militar do Pará, realizada neste domingo, 19, registrou 4.393 faltosos dos 49.498 candidatos inscritos. As provas do certame, organizado pela Universidade do Estado (Uepa), foram aplicadas nos campi da instituição e em escolas públicas de Belém, Santarém, Marabá e Altamira.

No site da Uepa (www.uepa.br) já é possível verificar o boletim de questões e o gabarito preliminar. A seleção oferece 2.180 vagas dividas entre os Curso de Formação de Soldados (CFSD), Curso de Formação de Oficiais (CFO) e Curso de Adaptação de Oficiais (CADO), com salários que variam de R$ 622 a R$ 4.083,69.

Os candidatos tiveram quatro horas para responder a 60 questões objetivas, valendo um ponto cada uma. Para os candidatos do CFSD, a prova foi referente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Aos que concorrem pelo CADO, a prova apresentou conteúdos de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Legislação da Polícia Militar, além dos conteúdos específicos. Já para os candidatos do CFO, a primeira etapa da seleção foi acrescida de Redação, valendo 20 pontos, perfazendo um total de 80 pontos nesta etapa. Em qualquer uma das seleções, para ser aprovado na prova objetiva, o candidato deverá acertar no mínimo 50% da prova.

De acordo com o diretor de Pessoal da PM, coronel Américo Sena, o certame ocorreu de forma tranquila. “Tudo foi dentro da normalidade. O que houve foram ocorrências comuns em concursos, como o candidato que erra local de prova, não apresenta a documentação exigida ou que leva celular”, explicou o coronel, que acompanhou a realização da primeira etapa no prédio da Reitoria da Uepa.

O candidato Anderson Almeida, 22 anos, que disputa a vaga para o Curso de Oficial, considerou a prova bastante difícil. “Eu tive apenas um mês para me preparar. Senti dificuldade na parte de Matemática, acho até que foi mais trabalhosa que a prova do vestibular”, conta o jovem, que fez prova no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I da Uepa.

Outro candidato que sentiu dificuldade na mesma disciplina foi Deivyson Costa, 26 anos.“Estudei por um mês e meio para este concurso. Posso dizer que a prova estava bastante trabalhosa”, disse ele, que também tenta uma vaga para a a carreira de Oficial da PM.

O concurso público para provimento de vagas para a Polícia Militar segue com exames Antropométrico e Médico, Físico e Psicotécnico. A relação dos classificados e aprovados para as etapas seguintes será divulgado no site da Uepa (www.uepa.br), no Diário Oficial do Estado (DOE), no quadro de avisos do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Para mais informações em relação aos editais, o candidato deve acessar a página de acompanhamento do concurso no site http://paginas.uepa.br/concursos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário