Brasil Novo Notícias: Nos primeiros quatro dias de funcionamento, o Disque Denúncia Eleitoral já recebeu 160 ligações com denúncias vindas de todo o Pará

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Nos primeiros quatro dias de funcionamento, o Disque Denúncia Eleitoral já recebeu 160 ligações com denúncias vindas de todo o Pará

Nos primeiros quatro dias de funcionamento, o Disque Denúncia Eleitoral recebeu nada menos que 160 ligações com denúncias vindas de todo o Pará. O serviço telefônico que está disponível a toda população foi lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)/Regional Norte II, em parceria com o Ministério Público Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Nos primeiros quatro dias de funcionamento, o Disque Denúncia Eleitoral recebeu nada menos que 160 ligações com denúncias vindas de todo o Pará. O serviço telefônico que está disponível a toda população foi lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)/Regional Norte II, em parceria com o Ministério Público Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

O objetivo do 0800 é ser um canal aberto para que os eleitores possam denunciar possíveis crimes eleitorais no pleito municipal deste ano, como compra de votos, publicidade irregular e uso da máquina administrativa, por exemplo. Das 160 denúncias recebidas até agora, 54 estavam subsidiadas por algum tipo de prova e foram, portanto, encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral. Nas últimas eleições, o Disque Denúncia recebeu, ao todo, duas mil ligações, das quais 436 foram encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral.

O número de ligações recebidas nesta primeira semana chamou a atenção da CNBB. A secretária executiva da Regional Norte II, irmã Orlanda Alves, acredita que o volume de denúncias é resultado da conscientização da população. 'Nosso objetivo é chamar atenção do eleitor num momento importante para a democracia, que é o momento da eleição. As pessoas que tiverem conhecimento de alguma irregularidade tem que denunciar, porque quando colocamos o nosso voto na urna, estamos colocando a nossa consciência também, o nosso compromisso em formar uma nação mais justa', pontua. Ela lembra ainda que o denunciante tem a garantia do anonimato.

De acordo com a CNBB, a maioria das denúncias feitas até agora parte de municípios do interior do estado, como Santa Izabel do Pará, Curionópolis, Barcarena e Acará, e relacionadas ao uso da máquina administrativa por prefeitos e vereadores, utilização de espaços indevidos para campanha eleitoral (como professores que se valem das salas de aula para fazer propaganda) e distribuição de benefícios, como dinheiro, cestas básicas, medicamentos e consultas médicas. Já foram relatados, inclusive, casos de candidatos que estão fazendo ameaças a eleitores.

A secretária executiva da CNBB lembra que, para denunciar, é importante que o eleitor tenha algum tipo de prova da conduta irregular do candidato. 'Podem ser fotografias, filmagens, gravações, xerox de documentos, testemunhas que possam se identificar. É necessário que haja essa prova inicial para que possamos encaminhar o fato para a investigação do promotor eleitoral', frisa. Orlanda Alves lembra ainda que, por enquanto, o serviço telefônico funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No entanto, a partir de 22 de setembro, 15 dias antes das eleições municipais, o Disque Denúncia atenderá 24 horas, inclusive aos sábados e domingos, já que a tendência é que, com a proximidade do pleito, o número de denúncias se intensifiquem cada vez mais. 'O Disque Denúncia é, na verdade, um grande mutirão pela democracia limpa. O voto tem consequências diretas na vida da população, e não tem preço', ressalta.

O atendimento telefônico aos eleitores está sendo realizado por voluntários. A advogada e integrante da Comissão de Justiça e Paz da CNBB Norte II, Mary Cohen, afirma que continuam abertas as inscrições candidatos interessados em trabalhar no recebimento das denúncias. Para se cadastrar, basta procurar a entidade, que fica na Travessa Barão do Triunfo, 3.151, bairro do Marco, Belém, no horário comercial. 'Estamos, atualmente, com 30 voluntários, e este número pode aumentar. Vale lembrar que os voluntários passam por um treinamento antes de entrarem em atividade, e que fará o atendimento de acordo com sua disponibilidade de horário', ressalta.

O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário