Brasil Novo Notícias: IDEFLOR. Laboratório de Sementes é inaugurado em Altamira

terça-feira, 28 de maio de 2013

IDEFLOR. Laboratório de Sementes é inaugurado em Altamira

A partir de agora a demanda de sementes florestais produzidas em duas áreas de coletas e pela rede de viveiros florestal serão recebidos em um laboratório de sementes inaugurado esta semana, no município de Altamira, pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor). O laboratório faz parte da estrutura do curso de Engenharia Florestal do campus da Universidade Federal do Estado do Pará em Altamira e foi equipado por meio de um convênio firmado entre a instituição e o Ideflor.

O laboratório facilitará a pesquisa de caráter técnico e científico sobre as sementes tropicais da região, atendendo as comunidades da Região Transamazônica, além de produzir sementes de qualidade e em grande quantidade. “O estado tem como compromisso de trabalho a restauração de áreas alteradas e, para isso, é preciso dispor de sementes de essências florestais nativas de qualidade e em grande quantidade, que serão produzidas no laboratório”, informa o gerente do Ideflor, Kleber Perotes. 

Equipamentos como câmara fria, câmara úmida, germinadores e geradores foram alguns dos que o laboratório recebeu, para recepcionar, fazer o beneficiamento e estocagem das sementes oriundas das áreas de coletas. “Com essa estrutura será possível ter um estoque regular de sementes para atender as demandas dos agricultores familiares, que são o foco dessa parceria”, conta Perotes.

Para a engenheira florestal do Núcleo de Assessoramento Estratégico do Ideflor, Goretti Lima, todos ganharão com a implantação da tecnologia no município. “Com essa tecnologia o processo de armazenamento é melhor e conservará as sementes por um período maior, reduzindo as perdas e auxiliando no processo de germinação, assim os agricultores terão sementes com melhor qualidade e baixo índice de perdas. A universidade também vai ampliar as pesquisas sobre sementes tropicais e proporcionar aos estudantes o aprendizado e uma melhor qualificação profissional para o mercado de trabalho”, conta a engenheira do Ideflor.

Por: Sidalécio Souza com informações de OX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário