Brasil Novo Notícias: ANAPU: PROMOTORIA PEDE PROVIDÊNCIAS PARA FRAGILIDADES NO PDS VIROLA JATOBÁ

sexta-feira, 20 de abril de 2018

ANAPU: PROMOTORIA PEDE PROVIDÊNCIAS PARA FRAGILIDADES NO PDS VIROLA JATOBÁ

Promotora Rejane Louise conversa com moradores
do PDS Virola Jatobá

Após o levantamento de informações em Anapu, no sudoeste do estado, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) encaminhou relatório a instituições e órgãos públicos ligados às questões fundiárias e agrárias informando a necessidade de medidas urgentes para tratar fragilidades no assentamento agrário do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Anapu III e IV, também conhecido como PDS Virola Jatobá. Um dos pontos do relatório destaca a necessidade de tratamento dos conflitos por terras na região.
O levantamento ocorreu entre os dias 5 e 10 de abril e foi coordenado pela promotora de justiça Louise Rejane de Araújo Silva, responsável pela 6ª Promotoria Agrária de Altamira. Um dos motivos do trabalho foi apurar desdobramentos da recente prisão do padre José Amaro, líder rural na região que está detido no Centro de Recuperação Regional de Altamira por suspeita de envolvimento em crimes de associação criminosa, ameaça, esbulho possessório, extorsão, assédio sexual, importunação ofensiva ao pudor, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro.
Inicialmente, a promotora Louise Rejane visitou a promotoria de Justiça de Anapu, a delegacia de polícia e a sede do batalhão de Polícia Militar. A promotora que responde pela Promotoria de Justiça de Anapu, Juliana Andrade, forneceu cópias de procedimentos locais do MPPA em relação à prisão do padre José Amaro, ocorrida no dia 27 de março, que desencadeou acirramento nos conflitos. Na delegacia, foram solicitadas cópias do inquérito policial a ser enviado ao MPPA. Na sede do batalhão da PM, foram solicitadas informações atualizadas sobre o agravamento dos conflitos na região.
Escolas do campo em situação precária
Condições precárias de escola no PDS Virola Jatobá
Na zona rural do município, a promotora esteve no PDS Virola Jatobá para reunião com líderes da associação Virola Jatobá a fim de colher informações sobre invasões de terras na área de reserva legal do assentamento e ouvir as demandas da comunidade, cujos líderes temem pela segurança. Em relação à educação do campo, a promotora Louise Rejane detectou situações que precisam de intervenção urgente, como a necessidade de melhoria da merenda escolar, transporte escolar e estrutura. Foram visitadas as duas escolas que atendem o PDS, Alyria Prates e Monteiro Lobato.
Na escola Alyria Prates, há uma única sala de aula, com turma multisseriada. Não há refrigerador e, por isso, alguns produtos deixam de ser entregues para a merenda. O relatório cita que a estrutura da copa e a sala de aula precisam de melhorias urgentes, sobretudo quanto ao fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água. Já na escola Monteiro Lobato, o problema principal é a estrutura do prédio, com salas precárias e pouca iluminação. De acordo com os moradores, a construção de novo prédio está parada há dois anos.
As apurações apontam a grave situação relacionada à qualidade da merenda escolar, com alimentos enlatados e sem nutrientes frescos. O transporte escolar dos alunos foi outro problema presenciado pela promotora. Em uma das vicinais foi encontrado um veículo tipo caminhonete, conhecido como “pau-de-arara”, conduzindo os alunos em situação precária de segurança. Em outro trecho, crianças foram flagradas voltando a pé e sozinhas, pois devido às más condições de pavimentação do trecho, o caminhão não trafega, obrigando alguns alunos a andar até 1,5 quilômetros.
Visita ao padre José Amaro
Para concluir as atividades, no dia 10 de abril a promotora visitou o Centro de Recuperação Regional de Altamira, onde está preso preventivamente desde o dia 27 de março, o padre José Amaro. O motivo da visita foram as notícias de que a prisão poderia estar ligada a questões agrárias da região.
A visita não se referiu ao mérito das questões criminais, que estão em curso, acompanhadas pelas Promotorias de Justiça de Anapu e Altamira. Foi tratado somente o contexto político local, no qual o padre figura como liderança, ligado à Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Providências urgentes
A equipe do MPPA esteve na sede da Associação
Virola Jatobá
Para adoção de providências no sentido de evitar o agravamento do conflito, a promotoria enviou cópia do relatório para a Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Policias Civil e Militar, Secretaria de Direitos Humanos, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Prelazia do Xingu, Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e Ouvidoria Agrária Nacional.
O MPPA vai oficiar à Procuradoria da República em Altamira e à Procuradoria Regional de Direitos do Cidadão em Brasília para que adotem medidas urgentes em relação à necessidade de atuação do Incra na região. As ameaças vividas pelos assentados serão relatadas à Secretaria de Justiça de Direitos Humanos estadual e federal, para que adotem providências. 
Em relação à educação do campo, o MPPA requisitou à Secretaria de Educação de Anapu informações sobre a merenda escolar e a necessidade de providenciar transporte fechado para os alunos.  A manutenção das estradas vicinais do PDS foi solicitada à Secretaria de Obras de Anapu. Será apurado ainda o motivo do atraso nas obras da escola.
Texto: Lila Bemerguy/Assessoria de Comunicação Social
Fonte: MPPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário